Menu
Política & Poder

STF julga nesta quinta (7) ação contra estratégia de culpar a vítima em processos de crimes sexuais

João Paulo Nunes

07/03/2024 7h36

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Nesta quinta (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) faz julgamento de uma pauta importante para as vítimas de violência sexual. A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) , o plenário discutirá a invalidação da prática de desqualificar e culpar as mulheres vítimas de violência sexual no julgamento desses crimes na Justiça.

A relatora do processo será a ministra Cármen Lúcia. A pauta foi inserida pela PGR em dezembro do ano passado e prevê mudar a abordagem da Justiça e do Poder Público no tratamento das vítimas que sofrem com abusos sexuais.

No entendimento da PGR, há um viés de gênero no julgamento dos casos e muitas vezes a defesa acaba entrando em detalhes, como a vida íntima da mulher.

Essas são algumas das medidas solicitadas pela PGR:

  • que personagens do processo — acusados, advogados — sejam proibidos de fazer menção a detalhes de relacionamentos amorosos da vítima.
  • que os juízes sejam obrigados a combater este comportamento da defesa dos réus —determinando que respondam na Justiça por isso. Se não fizerem, que os magistrados sejam punidos por descumprir seus deveres na condução do processo.
  • que, ao decidir os casos, os juízes não usem informações sobre a vida íntima da vítima para fixar penas mais brandas aos condenados.

 

Na véspera do Dia da Mulher, o STF prevê homenagens para a data durante a sessão desta quinta.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado