Menu
Mundo

Secretário de Defesa dos EUA chama de ‘lamentável’ recusa da China em marcar encontro

Embora Pequim tenha dito que não haverá encontro entre Austin e seu homólogo chinês, espera-se que Hamada compareça e se encontre com Li Shangfu

Redação Jornal de Brasília

01/06/2023 15h32

Foto: Banco de Imagens

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enfatizou a importância da comunicação bilateral durante uma visita a Tóquio nesta quinta-feira, 1º de junho, chamando de lamentável a recusa de sua contraparte chinesa em encontrá-lo durante a conferência anual de segurança em Cingapura.

Austin conversou com o ministro da Defesa japonês, Yasukazu Hamada, fazendo uma escala no caminho para a cúpula anual de segurança asiática Shangri-La Dialogue, neste fim de semana.

Embora Pequim tenha dito que não haverá encontro entre Austin e seu homólogo chinês, espera-se que Hamada compareça e se encontre com o ministro chinês da Defesa Nacional, Li Shangfu, à margem da cúpula de segurança.

O Japão e a China criaram uma linha direta de defesa em março para melhorar a comunicação e evitar encontros acidentais na região tensa, e, recentemente, Hamada e Li tiveram suas primeiras conversas por telefone nesta linha.

Washington e Pequim ainda não tiveram essa conversa e, quando Austin ligou para a linha de crise em fevereiro, a ligação não foi atendida.

“Estou preocupado que, em algum momento, tenhamos um incidente que possa muito rapidamente sair do controle”, disse o secretário de Defesa. “Gostaria de receber qualquer oportunidade de me envolver com a liderança chinesa. Acredito que os departamentos de defesa deveriam conversar uns com os outros rotineiramente ou deveriam ter canais abertos para comunicação.” 

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado