Menu
Política & Poder

Na Ceilândia, Governo anuncia investimento de R$ 665 milhões para Plano Juventude Negra Viva

18 ministros e autoridades estiveram presentes, mas o que chamou atenção foi a grande presença de jovens que compareceram ao evento

João Paulo Nunes

21/03/2024 11h32

Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (21), o governo Lula lançou o Plano Juventude Negra Viva no Ginásio Regional da Ceilândia, localizado na Guariroba.

18 ministros e autoridades estiveram presentes, mas o que chamou atenção foi a grande presença de jovens que compareceram ao evento. Parlamentares estiveram presentes, representando o DF, esteve Max Maciel (Psol). Deputados do RJ, como a deputada Benedita da Silva também prestigiaram o lançamento da campanha.

O primeiro representante Márcio Macêdo, Secretário-geral da Presidência da República, relembrou que o projeto esteve presente no último mandato da presidente Dilma Roussef. “Em 2012, a presidência Dilma efetivou o Juventude Viva, mas um golpe parlamentar tirou uma presidência honesta e digna da presidência”.

Foram detalhados alguns investimentos voltado para a Ceilândia. Serão 9 milhões em editais beneficiando empreendedores negros e grupos coletivos de capoeira, terreiros e batalhas de rima. 3 milhões por ano, totalizando 12 milhões, para a implementação dos agentes territoriais do Plano Juventude Negra Viva

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, saudou toda bancada negra da Câmara dos Deputados e enfatizou. “A gente tem 18 ministérios e todas ações desenhadas em conjunto fez toda diferença para podermos a vida das nossas famílias negras.”

A ministra fez duras críticas à violência e a letalidade contra a população negra. “Estou cansada de falar dos nossos líderes mortos, quero falar da gente vivo, protagonizando e fazendo a diferença”.

Discurso de Lula

No começo do seu discurso, Lula destacou o Dia Nacional das tradições africanas. O presidente da República que os jovens compreendam o programa anunciada, para que sejam beneficiados. “Vocês serão a nossa televisão, o nosso rádio, e a nossa internet das coisas que estão sendo anunciadas pelo nosso governo”.

O chefe de estado também cobrou para que os ministros divulguem o Plano Juventude Negra Viva para todo o Brasil para que mais pessoas conheçam. “O programa é transversal, é do Governo e quero que os ministros espalhem o projeto em cada canto desse país.

Lula chegou a relembrar casos de brasileiros famosos, como o jogador do Real Madrid Vinicius Júnior. “Quando olharmos para uma pessoa, seja uma mulher, ou homem, a gente não está vendo cor. A gente está vendo um ser humano que tem coração, que tem sentimento e que quer viver dignamente e por isso precisa ser respeitado”.

“É uma herança trágica de três séculos de escravidão”, disse o presidente da República enfatizando o grande número de negros que fazem parte da população carcerária de forma injusta.

A medida é para assegurar todas as ações que foram tomadas pelo Governo até o momento, segundo Lula, que disse que quer ver “a população negra vivendo de forma digna e sendo incluída na sociedade”.

Com um discurso inflamado de cerca de mais 20 minutos, o presidente da República ressaltou que ainda o Governo ainda possui um longo caminho para percorrer e encerrou encorajando os jovens a não desistirem da política. “Seja o político que você acha que o Brasil precisa”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado