Menu
Política & Poder

Lula não comenta crise com Putin

Mesmo quando questionado, Lula insistiu que não daria sua opinião por hora. “Não tenho as informações necessárias para falar”, afirmou

Evellyn Luchetta

24/06/2023 11h25

O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), evitou, durante uma coletiva de imprensa concedida em Paus neste sábado (23), comentar sobre a crise enfrentada na Rússia. Chegou a classificar os incidentes, no entanto, de ‘chamada rebelião’.

Mesmo quando questionado, Lula insistiu que não daria sua opinião por hora. “Não tenho as informações necessárias para falar”, afirmou. “Seria chutar de forma precipitada. Prefiro não falar”, completou.

Lula diz também não saber o tamanho da crise. Segundo ele, vai buscar, com cautela, se informar. “Vou conversar com muita gente sobre essa chamada rebelião”, disse. Insistiu que seria “precipitado fazer juízo de valores”.

O presidente reafirmou, porém, sua posição contra guerra. Ele afirma lamentar que russos e ucranianos acreditam que podem vencer através da guerra.

“Eu sou contra a guerra. Quero paz. Condenamos invasão. Mas isso não implica que eu ou ficar fomentando a guerra. Por enquanto, eles não querem sentar para discutir, por achar que podem ganhar”.

Lula cutucou, ainda, o governo de Joe Biden. “Tem muita gente brigando pela paz. Espero que logo os EUA queiram encontrar a paz. Vai ser mais fácil”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado