Menu
Política & Poder

Elcio Franco compara tratamento precoce da covid a tratamento de cárie

“É o mesmo exemplo de uma pequena cárie que pode chegar a um tratamento de canal”, afirmou

Willian Matos

09/06/2021 12h55

Élcio Franco na CPI

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Elcio Franco, exaltou o chamado tratamento precoce para combate à covid-19 nesta quarta-feira (9). Para embasar a suposta importância da medida, não comprovada cientificamente, Franco disse que é como se fosse um tratamento de cárie.

“O tratamento precoce é a melhor medida preventiva para qualquer morbidade, qualquer doença. Posso colocar como aspecto interessante que há estudos que dizem que um real investido na saúde básica para atender de maneira precoce o paciente economiza mil reais na atenção especializada que seria um agravamento no problema de saúde”, afirmou Franco. “É o mesmo exemplo de uma pequena cárie que pode chegar a um tratamento de canal”, completou.

“O atendimento precoce [feito] pelo médico para o seu diagnóstico e as suas orientações para que o paciente possa se afastar dos demais e não transmitir a doença para outros e prescrever as medicações que ele julga mais adequadas, eu sou favorável”, finalizou o ex-secretário.

O chamado tratamento precoce, que consiste em medicar o paciente infectado pela covid-19 com remédios não eficazes contra a doença, não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Elcio Franco é ouvido pela CPI da Pandemia nesta quarta-feira (9). O ex-secretário responde sobre negociações entre o Ministério da Saúde e laboratórios para aquisição de vacinas e insumos para produção dos imunizantes contra a covid-19. Em uma das falas, Franco chegou a contrariar falas do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, sobre a negociação com o órgão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado