Menu
Política & Poder

CPI requere que PGR suspenda contratos do governo garantidos pelo FIB Bank

O requerimento também solicita que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nesses contratos

Redação Jornal de Brasília

14/09/2021 15h25

Foto: Edison Rodrigues/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid (CPI) aprovou, nesta terça-feira, 14, um requerimento para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) determine ao governo federal a suspensão de todos os contratos que usem o FIB Bank como instituição garantidora. O requerimento também solicita que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nesses contratos.

A senadora Simone Tebet (MDB-RS) disse, durante a reunião da CPI, que o FIB Bank emitiu garantias a órgãos federais no valor de 600 milhões de reais.

O advogado Marcos Tolentino presta depoimento nesta terça para a CPI Nele, o suspeito de ser sócio oculto do FIB Bank, deve prestar esclarecimentos sobre as acusações. A empresa emitiu de forma suspeita uma carta-fiança que foi dada como garantia pela Precisa Medicamentos nas negociações da vacina indiana Covaxin contra o coronavírus.

“O governo federal, mesmo avisado pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal, aceita uma carta bancária que não era bancária, uma carta fidejussória, de um banco que não é banco, cujos sócios estão sendo questionados aqui, num valor que ela não tem condições depois de honrar”, afirmou Tebet.

O governo cancelou o contrato de compra da Covaxin que previa a compra de 20 milhões de doses ao custo de 1,6 bilhão de reais após as denúncias de irregularidade vazarem. Marcos Tolentino nega as acusações de ser sócio oculto da empresa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado