Menu
Política & Poder

CPI da Covid: governadores deverão ser convocados

Um dos que devem ser chamados é Ibaneis Rocha. Senador quer explicações sobre a operação “Falso Negativo”

Willian Matos

25/05/2021 13h28

Foto: Agência Senado

Willian Matos e Catarina Lima

[email protected]

A CPI da Covid no Senado vota nesta quarta-feira (26) a convocação de dez governadores para que eles prestem depoimentos sobre ações tomadas em meio à pandemia do novo coronavírus. Um dos convocados deverá ser o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) deverá apresentar, na quarta (26), um requerimento pedindo a convocação de Ibaneis. No documento, ao qual o Jornal de Brasília teve acesso, Vieira espera que o governador dê explicações sobre as supostas fraudes para compra de testes de covid. Em agosto do ano passado, o Ministério Público (MPDFT) e a Polícia Civil (PCDF) realizaram a operação “Falso Negativo”, que culminou na prisão do então secretário de Saúde e de outros membros da pasta.

Veja o requerimento:

DOC-REQ 6512021 – CPIPANDEMIA-20210525 by Jornal de Brasília on Scribd

Em nota, Ibaneis disse “encarar com tranquilidade” a intenção de convocação à CPI. “A justificativa apresentada pelo parlamentar para a convocação do chefe do Executivo do DF é a suposta existência de fraudes em contratos para aquisição de testes para detecção do novo coronavírus”, relembrou o governador.

Além de Ibaneis, devem ser convocados representantes dos governos de Amapa, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Sete prefeitos também estão na mira da CPI e poderão ser ouvidos a partir da próxima semana.

Mais cedo, durante sessão que ouve a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), comentou que aprovará a convocação dos governadores na quarta (26) para provar a aliados do presidente Jair Bolsonaro que a comissão não vai investigar apenas o governo federal. Membros da situação, como o senador Marcos Rogério (DEM-RO), vinham pedindo o chamamento dos representantes de governos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado