Menu
Política & Poder

Após silêncio de depoente, Omar Aziz suspende sessão

Senadores irão discutir se Emanuela Medrades, representante da Precisa, pode ficar em silêncio em absolutamente todas as perguntas, como ela pretende fazer

Willian Matos

13/07/2021 12h32

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Dada a recusa da diretora-técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, em responder as perguntas feitas pelos senadores durante sessão da CPI da Pandemia nesta terça-feira (13), o presidente Omar Aziz (PSD-AM) decidiu suspender temporariamente a oitiva.

Logo ao chegar, Emanuela disse que ficaria em silêncio por orientação do seu advogado. A diretora-técnica ganhou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de permanecer calada diante de perguntas que possam incriminá-la. O defensor dela, no entanto, disse que a decisão do STF é subjetiva e que, por isso, a depoente vai entender que todos os questionamentos podem prejudicá-la. Sendo assim, Emanuela não pretende responder nada.

A postura levou Omar Aziz a suspender a sessão enquanto o relator Renan Calheiros (MDB-AL) fazia as inquirições. “Nós fizemos uma pergunta-teste. Baseados na resposta dela, nós iremos suspender a sessão”, declarou Aziz. O presidente disse ainda que fará contato com ministro Luiz Fux, que deu a Emanuela o direito de permanecer calada. “Chamarei os advogados, entraremos com embargo de declaração agora baseado nesta resposta para que o presidente Fux possa dizer quais são os limites”, afirmou.

A pergunta-teste que Omar citou foi feita por Renan. O senador questionou qual a função de Emanuela na Precisa. Na visão dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES), a pergunta é simples e não poderia incriminá-la, e a depoente estaria cometendo um crime ao se manter em silêncio em uma questão que não lhe compromete. Por isso, os parlamentares entendem que a diretora-técnica deveria receber voz de prisão.

A sessão segue suspensa, contudo, pode retornar a qualquer momento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado