Menu
Mundo

URGENTE: Unicef: mais da metade das crianças ucranianas deslocadas em após um mês de guerra

“Um mês de guerra na Ucrânia provocou o deslocamento de 4,3 milhões de crianças, mais da metade da população infantil da Ucrânia” diz ONU

Redação Jornal de Brasília

24/03/2022 6h56

Foto: Daniel LEAL/AFP

Mais da metade das crianças na Ucrânia foram obrigadas a abandonar suas casas desde que a Rússia iniciou a invasão do país em 24 de fevereiro, informou o Unicef nesta quinta-feira.

“Um mês de guerra na Ucrânia provocou o deslocamento de 4,3 milhões de crianças, mais da metade da população infantil do país, calculada em 7,5 milhões”, afirmou o Fundo das Nações Unidas para a Infância em um comunicado.

Do total de crianças deslocadas, 1,8 milhão de menores atravessaram a fronteira para buscar refúgio nos países vizinhos e 2,5 milhões permanecem dentro da Ucrânia.

“A guerra provocou um dos maiores e mais rápidos deslocamentos de crianças desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou a diretora geral do Unicef, Catherine Russell.

“É uma triste realidade que corre o risco de ter consequências duradouras para as próximas gerações. A segurança das crianças, seu bem-estar e o acesso aos serviços essenciais estão ameaçados por uma violência horrível e ininterrupta”, acrescentou.

Ao menos 81 crianças morreram na guerra e 108 ficaram feridas, de acordo com os dados publicados na quarta-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que admite que os números são inferiores à realidade.

Ucrânia afirma que destruiu navio de transporte militar russo no Mar de Azov

A Marinha ucraniana afirmou nesta quinta-feira (24) que destruiu um navio de transporte militar russo ancorado no porto de Berdiansk, uma cidade próxima da cercada Mariupol no Mar de Azov (sudeste).

“O navio de transporte de tropas Orsk foi destruído no porto ocupado de Berdiansk. Glória à Ucrânia!”, escreveu a Marinha em sua página do Facebook.

Ao lado da mensagem foi publicada uma fotografia de um grande navio intacto e outras duas, de longe, que mostram a fumaça no porto e um navio em chamas, embora não seja possível distinguir o tipo de embarcação.

Não foi possível confirmar a informação com fontes independentes. As Forças Armadas russas não divulgam informações sobre suas baixas em combate.

A agência russa Tass, que citou o canal de televisão Zvezda, do ministério russo da Defesa, havia informado que o navio de transporte pertencia à Frota do Mar Negro de Moscou e foi o primeiro a chegar a Berdiansk em 21 de março.

“A chegada deste grande navio de desembarque ao porto de Berdiansk é um evento importante, que abre possibilidades para o Mar Negro em questões logísticas, usando plenamente a infraestrutura de Berdiansk”, afirmou na ocasião o canal Zvezda.

O navio, com capacidade para 1.500 toneladas de carga, “está descarregando veículos blindados que vão reforçarão nosso deslocamento”, acrescentou a emissora.

Berdiansk fica 80 km ao oeste do porto estratégico de Mariupol, que as tropas russas tentam tomar desde o início da invasão em 24 de fevereiro e está cercada há várias semanas.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado