Menu
Mundo

URGENTE: UE vai reagir ‘com firmeza’ a reconhecimento russo de separatistas da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu nesta segunda-feira (21) a independência dos territórios separatistas pró-russos da Ucrânia

Redação Jornal de Brasília

21/02/2022 17h23

A União Europeia considera o reconhecimento por parte da Rússia da independência das regiões separatistas da Ucrânia uma “flagrante violação do direito internacional” e reagirá “com firmeza”, anunciaram os líderes da UE nesta segunda-feira (21) após o discurso do presidente Vladimir Putin.

“O reconhecimento dos dois territórios separatistas na #Ucrânia é uma flagrante violação do direito internacional, da integridade territorial da Ucrânia e dos acordos de #Minsk. A UE e seus parceiros reagirão com unidade, firmeza e determinação em solidariedade à Ucrânia”, afirmaram o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, no Twitter.

Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu nesta segunda-feira (21) a independência dos territórios separatistas pró-russos da Ucrânia e anunciou a assinatura de acordos de “amizade e ajuda mútua”.

“Considero necessário tomar esta decisão, que havia amadurecido há muito tempo: reconhecer imediatamente a independência da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk”, disse Putin em um discurso transmitido pela televisão, enquanto pediu ao Parlamento russo “que aprove esta decisão e ratifique depois os acordos de amizade e ajuda mútua com as duas repúblicas”.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado