Menu
Mundo

Rússia: explosão em fábrica em Moscou aumenta nervosismo; autoridades negam ataque de drones

Alguns meios de comunicação russos relataram que a explosão foi causada por um ataque de drone, mas várias autoridades russas – incluindo o Comitê Investigativo da Rússia – negaram

Redação Jornal de Brasília

09/08/2023 13h27

Foto: IStock/Divulgação

Uma explosão nesta quarta-feira, 9, em uma fábrica ao norte de Moscou que fabrica equipamentos ópticos para as forças de segurança da Rússia feriu 45 pessoas, seis delas gravemente, disseram autoridades. O incidente ocorreu em armazém que armazenava fogos de artifício, segundo governador da região ao redor da capital russa, indicando, entretanto, que o terreno fosse de uma fábrica de produtos ópticos.

Alguns meios de comunicação russos relataram que a explosão foi causada por um ataque de drone, mas várias autoridades russas – incluindo o Comitê Investigativo da Rússia – negaram.

Um relatório de 1995 do Departamento de Comércio dos EUA descreveu a fábrica como “uma produtora de equipamentos ópticos de precisão para os militares”.

Seja qual for a causa, a explosão produziu uma alta nuvem de fumaça preta e aumentou o nervosismo russo sobre os ataques noturnos de drones em Moscou, bem como o alarme sobre a fumaça sobre o porto de Sebastopol, na Crimeia, na quarta-feira.

Drones

Mais cedo, autoridades disseram que as defesas aéreas russas derrubaram dois drones direcionados a Moscou durante a noite, no que descreveram como a última tentativa da Ucrânia de atacar a capital russa em uma aparente campanha para levar a guerra para a Rússia.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado