Menu
Mundo

Rússia e Ucrânia anunciam troca de cerca de 200 prisioneiros de guerra

“Os nossos estão em casa”, escreveu Zelensky nas redes sociais, prometendo trazer de volta todos os prisioneiros, “combatentes ou civis”

Redação Jornal de Brasília

31/01/2024 12h12

Foto: UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP

Rússia e Ucrânia anunciaram, nesta quarta-feira (31), a troca de cerca de 200 prisioneiros de guerra, uma semana após a queda de um avião militar russo que, segundo Moscou, foi derrubado por Kiev enquanto transportava soldados ucranianos cativos.

O Ministério russo da Defesa afirmou que 195 de seus soldados foram trocados pelo mesmo número de soldados ucranianos. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, mencionou, por sua vez, o retorno de 207 ucranianos detidos pelos russos.

“Os nossos estão em casa”, escreveu Zelensky nas redes sociais, prometendo trazer de volta todos os prisioneiros, “combatentes ou civis”.

Segundo o comissário de direitos humanos da Ucrânia, Dmitro Lubinets, esta é a 50ª troca deste tipo. Até o momento, 3.035 ucranianos retornaram.

Na semana passada, um avião militar russo caiu perto da fronteira com a Ucrânia em circunstâncias ainda não identificadas. Na queda, morreram todos os 74 ocupantes, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados.

A Rússia afirma que o avião foi abatido pela Ucrânia, que, por sua vez, não confirmou nem negou a acusação, mas manifestou dúvidas sobre a presença de seus soldados a bordo.

 

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado