Menu
Mundo

Presidente do Irã critica sanções e desqualifica acusações sobre armas nucleares

O presidente do Irã ainda lembrou momentos em que o país persa mediou conflitos no Oriente Médio e posicionou-se ao lado da democracia

Redação Jornal de Brasília

22/09/2020 15h25

Iran’s President Hassan Rouhani attends a meeting with Russia’s President Vladimir Putin on the sidelines of the Shanghai Cooperation Organisation (SCO) summit in Bishkek, Kyrgyzstan June 14, 2019. Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.

Em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 22, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, criticou as sanções impostas sobre seu país e afirmou que as acusações de posse de armas nucleares “não têm fundamento”. “As sanções violam acordos das Nações Unidas”, afirmou. “É muito difícil viver com as restrições”, acrescentou.

Rouhani aproveitou seu discurso para ampliar críticas contra os Estados Unidos e lembrou o assassinato, em janeiro, do general iraniano Qassim Suleimani, morto por forças militares americanas “Não somos moeda de troca nas eleições e na política interna dos EUA. Qualquer administração americana, após as eleições à Casa Branca, em novembro, não terá escolha a não ser se render à resiliência da nação iraniana”, declarou.

O presidente do Irã ainda lembrou momentos em que o país persa mediou conflitos no Oriente Médio e posicionou-se ao lado da democracia, como quando se opôs ao regime de Saddam Hussein, no Iraque.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado