Menu
Mundo

Número 2 do Taleban retorna ao Afeganistão; saiba quem é quem na liderança do grupo

Trata-se da primeira vez que um líder do alto escalão regressa publicamente ao país desde que a facção foi destituída em 2001

Redação Jornal de Brasília

17/08/2021 15h33

Foto: Karim Jaafar – 29.fev.20/AFP

FolhaPress

Um dos fundadores e número dois na hierarquia do Taleban, o mulá Abdul Ghani Baradar retornou nesta terça (17) ao Afeganistão, dois dias após o grupo radical retomar o poder por meio de uma ofensiva militar.

Trata-se da primeira vez que um líder do alto escalão regressa publicamente ao país desde que a facção foi destituída em 2001 por tropas ocidentais. O mulá, que comanda o escritório político do Taleban e fez parte do grupo que discutiu um cessar-fogo com o governo afegão em Doha, no Qatar, desembarcou em Kandahar, no sul do país, segundo Mohamad Naeem, um dos porta-vozes do Taleban, no Twitter.

A escolha do local não foi sem motivo. Segunda maior cidade do país, Kandahar foi onde o Taleban estabeleceu a capital de seu regime durante o período em que esteve no poder pela primeira vez, de 1996 a 2001. O grupo, criado na primeira metade dos anos 1990, também nasceu na província de mesmo nome.

De acordo com relatos, Baradar gozava da confiança do mulá Omar, fundador e primeiro líder do Taleban. Capturado em 2010 por forças de segurança no sul do Paquistão, o número dois do regime foi solto em 2018. Foi ele, por exemplo, o responsável por representar o grupo fundamentalista na assinatura de um acordo de paz histórico com os Estados Unidos, em fevereiro de 2020, para tentar colocar fim ao conflito de quase duas décadas –documento rasgado com a nova ofensiva militar.

O retorno de Baradar ao país é mais um passo na consolidação do Emirado Islâmico como autoridade no Afeganistão. Além do mulá, saiba quem são as outras figuras-chaves do Taleban.

O LÍDER: HIBATULLAH AKHUNDZADA

Conhecido como “líder dos fiéis”, o jurista islâmico é o líder supremo do Taleban e tem a palavra final sobre os assuntos políticos, religiosos e militares do grupo. Akhundzada assumiu o comando quando seu antecessor, Akhtar Mansour, foi morto em um ataque com drone feito pelos Estados Unidos na fronteira do Afeganistão com o Paquistão, em 2016.

Por 15 anos, até sumir de repente em maio de 2016, Akhundzada deu aulas e pregou em uma mesquita em Kuchlak, cidade a sudoeste do Paquistão, de acordo com relatos de estudantes à agência de notícias Reuters. Acredita-se que ele tenha por volta de 60 anos, e seu paradeiro é desconhecido.

CHEFE MILITAR: MULÁ MOHAMMAD YAQOOB

Filho do fundador do Taleban, o mulá Omar, Yaqoob supervisiona as operações militares do grupo e vive no Afeganistão, de acordo com informações da imprensa internacional.

Em diversas ocasiões, ele chegou a ser cotado para assumir a liderança do grupo, mas em 2016 recomendou oficialmente o nome de Akhundzada para o cargo. Segundo um comandante do Taleban que participou do encontro em que a orientação foi dada, Yaqoob tomou a decisão porque considerava não ter experiência suficiente no campo de batalha e era muito jovem para assumir o comando da organização. Estima-se que ele tenha hoje por volta de 30 anos.

CHEFE DA REDE HAQQANI: SIRAJUDDIN HAQQANI

Filho de Jalaluddin Haqqani, um famoso guerrilheiro islâmico, Sirajuddin comanda a rede Haqqani, grupo que supervisiona os ativos financeiros e militares do Taleban na fronteira com o Paquistão. E

specialistas afirmam que foram os haqqanis que levaram ao Afeganistão o conceito de ataque suicida com bombas. O grupo foi responsabilizado por uma série de atentados no país, como a tentativa de assassinato do então presidente Hamid Karzai, uma invasão ao hotel mais famoso de Cabul e um ataque suicida na embaixada da Índia. Sirajuddin tem por volta de 50 anos, e seu paradeiro é desconhecido.

SHER MOHAMMAD ABBAS STANEKZAI

Ex-vice-ministro no período em que o Taleban governou o Afeganistão pela primeira vez, Stanekzai vive em Doha há quase uma década e se tornou o chefe do escritório político do grupo na capital do Qatar em 2015. Ele fez parte das negociações com o governo do Afeganistão e atua como uma espécie de diplomata do Taleban em viagens a outros países.

ABDUL HAKIM HAQQANI

Chefe do grupo de negociação da facção. É ex-presidente do tribunal máximo do Taleban e comanda um influente conselho de estudiosos do islamismo. É considerado o principal homem de confiança de Akhundzada, o atual líder dos radicais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado