Menu
Mundo

Morre Donald Rumsfeld, arquiteto da invasão americana do Iraque em 2003

Depois de ter servido como chefe do Pentágono nos anos 70 no governo de Gerald Ford, Rumsfeld voltou ao comando do Departamento de Defesa

Redação Jornal de Brasília

30/06/2021 17h51

Morreu nesta quarta-feira, 30, aos 88 anos o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld, um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, no governo de George W. Bush (2001-2009).

Depois de ter servido como chefe do Pentágono nos anos 70 no governo de Gerald Ford (1974-1976), Rumsfeld voltou ao comando do Departamento de Defesa em 2001. À época fazia parte da ala “neocon” do Partido Republicano, junto do então vice-presidente Dick Cheney e de Paul Wolfwitz. Na sua gestão, os EUA sofreram o atentado de 11 de setembro.

Coube a Rumsfeld supervisionar a invasão do Afeganistão no final daquele ano e a do Iraque, em 2004, sob forte crítica internacional. À época, Rumsfeld alegava que o ditador Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa, o que nunca foi provado.

Durante a ocupação, o Pentágono foi alvo de acusações de abusos de direitos humanos na prisão de Abu Ghraib. Rumsfeld na época também foi alvo de críticas pela lentidão na resposta à insurgência sunita. Ele acabaria sendo substituído no segundo mandato de Bush por Robert Gates.

(Com agências internacionais)

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado