GABRIEL BARNABÉ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, está ampliando a vantagem entre o eleitorado mais jovem na reta final da eleição americana, aponta pesquisa publicada nesta terça-feira (22). Entre os eleitores de 18 a 34 anos, 60% dizem que devem votar na democrata, ante 40% que declaram o voto no republicano Donald Trump.
A pesquisa realizada pelo CNBC Generation Lab mostra um avanço expressivo da democrata nessa parcela do eleitorado nos últimos meses. Em julho, o mesmo instituto registrou 46% de intenções de voto em Kamala, contra 34% no republicano.
O levantamento também mostrou a crescente influência das redes sociais na disseminação de informação sobre as campanhas eleitorais. Entre os eleitores jovens entrevistados, 36% listam a plataforma TikTok como uma fonte de notícias ao lado de canais de televisão e portais tradicionais.
O cenário acirrado a poucos dias da eleição não permite nenhuma conclusão taxativa. Nesta terça, Kamala apareceu à frente de Trump no cenário geral da corrida em duas pesquisas, da Reuters/Ipsos e da Morning Consult –na primeira, os candidatos estão tecnicamente empatados. A expectativa, porém, é que o resultado seja definido principalmente pelas votações dos estados-pêndulo, onde estão empatados.
Para dois terços do eleitorado jovem, o Partido Democrata é o preferido, segundo dados do Pew Research Center. Já em relação aos eleitores mais velhos, há uma falta de identificação consistente com algum partido específico.
Há também uma preocupação das campanhas com a diversidade do eleitorado. Segundo a pesquisa Morning Consult, entre o eleitorado negro, 85% declara a intenção de voto em Kamala, enquanto somente 13% o fez para Trump.
Mesmo com esse panorama, a disputa continua acirrada. Segundo projeções feitas pelo agregador de pesquisas FiveThirtyEight, Donald Trump tem mais chance de vencer que Kamala. Na última sexta-feira (19), o republicano figurou com 52%, assumindo a liderança pela primeira vez desde julho.
A pesquisa do CNBC Generation Lab, realizada trimestralmente, entrevistou 1.021 jovens; a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. O levantamento da Morning Consult ouviu 8.570 prováveis eleitores e a margem de erro é de 1 ponto percentual.