Menu
Mundo

Japão se torna o 5º país a pousar na Lua

O Japão entra para o grupo composto por Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia, únicos países a conquistarem o feito

Camila Bairros

19/01/2024 13h36

Foto: AFP

A sonda SLIM chegou à Lua nesta sexta-feira (19), às 12h20 do horário de Brasília, fazendo com que o Japão se tornasse o 5º país do mundo a pousar no satélite natural da Terra.

Com o sucesso da missão, o Japão entra para o grupo composto por Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia, únicos países a conquistarem o feito.

A transmissão ao vivo feita pela Agência Espacial Japonesa (JAXA) foi suspensa. “Nas telas vemos que a SLIM pousou na Lua”, afirmou um funcionário da empresa. A expectativa é de que uma coletiva de imprensa seja realizada em breve para detalhar o evento.

A sonda não era tripulada por humanos. Já na Lua, a SLIM irá desacoplar dois mini-robôs, um veículo saltador do tamanho de um forno de micro-ondas e um rover do tamanho de uma bola de beisebol, desenvolvidos em colaboração com a Sony.

Esta missão vai determinar a capacidade do Japão de realizar um pouso de alta performance na superfície lunar. Além de fazer com que o país se tornasse o 5º a conseguir tal feito, a sonda também tinha como objetivo conseguir o “pouso mais preciso” até ao momento já feito na Lua. A Jaxa, porém, levará cerca de um mês para verificar se a meta foi alcançada.

Foto: Reprodução/Jaxa

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado