Menu
Mundo

HIV: homem é 4º curado no mundo

Ele realizou transplante de medula óssea para tratar a leucemia e o doador era naturalmente resistente ao vírus do HIV

Redação Jornal de Brasília

27/07/2022 13h18

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Um homem, de 66 anos, que não quis se identificar, se curou do HIV e é o quarto caso no mundo, segundo seus médicos. Ele foi tratado na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo os especialistas, ele realizou transplante de medula óssea para tratar a leucemia que desenvolveu aos 63 anos e, por coincidência, o doador era naturalmente resistente ao vírus do HIV.

Após a cirurgia, ele passou a ser monitorado de perto e logo seus níveis virais se tornaram indetectáveis. Após 17 meses, ele foi considerado curado.

“Ficamos entusiasmados em informá-lo que seu HIV está em remissão e que ele não precisa mais tomar a terapia antirretroviral que estava usando há mais de 30 anos”, conta a infectologista que o acompanhou, Jana Dickter.

Atualmente, o homem, que vivia com a doença desde a década de 1980, parou de tomar os remédios e disse estar “mais que grato” pelo o que aconteceu.

“Quando fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV.”, disse ele em comunicado.

Ainda assim, o paciente lamenta pelos amigos que perdeu pela mesma doença no passado, quando os medicamentos antirretrovirais ainda não podiam dar uma maior expectativa de vida para eles.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado