Menu
Mundo

Futuro: Traje faz com que paramédicos cheguem voando em ocorrências na Inglaterra

Um resgate no local que dura em torno de 25 minutos ocorreu em 90 segundos

Redação Jornal de Brasília

29/09/2020 15h17

No noroeste da Inglaterra, na região de Lake District, um “traje voador” para paramédicos foi testado. O objetivo da roupa é facilitar e tornar mais rápido o atendimento médico em lugares de difícil acesso.

A região da simulação é montanhosa. Um resgate no local dura em torno de 25 minutos. Já com a “Jet pack” foram necessários 90 segundos.

A ideia é de Andy Mawson e Richard Browning. Mawson é diretor de operações da Great North Air Ambulance Service, instituição de caridade que opera um serviço de emergência de helicóptero na região e Browning é fundador da empresa Gravity Industries, que já desenvolveu o mesmo traje para outras finalidades.

“Mensalmente há dezenas de chamados para essa região. É um local pequeno mas com uma formação geográfica complexa. Nós podíamos ver a necessidade. O que não sabíamos com certeza é como isso funcionaria na prática. Bem, nós vimos agora. Honestamente, é incrível”, explicou Andy Mawson à “BBC”.

A roupa funciona com dois pequenos motores em cada braço, e um maior nas costas. Assim, o paramédico controla seus movimentos apenas movendo as mãos.

A forma como o jato de ar sopra para baixo é o que permite que o condutor levante do solo.

“A maior vantagem é a velocidade. Com o traje a jato, o que poderia levar até uma hora para chegar ao paciente pode levar apenas alguns minutos. Isso pode significar a diferença entre a vida e a morte” ressalta Mawson.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado