Menu
Mundo

El Niño: nova imagem de satélite da Nasa mostra o aquecimento das águas do Oceano Pacífico

O fenômeno, caracterizado justamente pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, impacta o clima mundial, podendo causar furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico

Redação Jornal de Brasília

23/06/2023 8h37

Foto: Sentinel-6 Michael Freilich / Nasa

O El Niño começou oficialmente no dia 8 de junho e uma imagem de satélite divulgada nesta semana pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) já mostra o aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, em especial próximo à linha do Equador.

O fenômeno, caracterizado justamente pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, impacta o clima mundial, podendo causar furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico. Ele geralmente acontece em um intervalo de três a sete anos, intercalando com La Niña, que é quando a temperatura das águas diminui, também gerando impactos climáticos por toda a Terra.

Enquanto no La Niña o nível do mar tende a baixar, no El Niño, ele aumenta, já que a água se expande com o calor. Por isso o aumento no volume de água indica o aquecimento – o volume acontece principalmente na região da linha do Equador porque é onde a incidência dos raios solares é maior.

Na imagem da Nasa, é possível ver as anomalias no volume de água entre os dias 1º e 10 de junho. Em azul, estão os locais onde o nível do mar estava abaixo da média. Em vermelho, onde estavam acima da média. Em branco, onde o volume está dentro da média.

Por conta das mudanças climáticas, o El Niño tende a ser mais forte este e nos próximos anos, apontam especialistas. Um alerta da Organização Meteorológica Mundial, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), chama atenção para uma pesquisa publicada na revista Science que mostra danos econômicos de US$ 84 trilhões neste século por conta do fenômeno, o equivalente a R$ 413 trilhões.

Esses prejuízos seriam oriundos da perda de safras motivada por secas extraordinárias e pela escalada de doenças tropicais, logo, a perspectiva ainda é pior pra países tropicais, como o Brasil. De acordo com os pesquisadores, eles devem acontecer mesmo que as promessas de corte de emissões de gases do efeito estufa sejam cumpridas.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado