Menu
Mundo

Brasil classifica ato de Castillo no Peru como ‘violação à democracia’

Mais cedo, Castillo anunciou à Nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um “governo de emergência excepcional”

FolhaPress

07/12/2022 17h56

Foto: AFP

O governo brasileiro disse ver com “preocupação” a crise política do Peru e classificou o ato do presidente Pedro Castillo como “violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

Mais cedo, Castillo anunciou à Nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um “governo de emergência excepcional” a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição do país.

“As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru”, diz trecho do comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Em julho de 2021, quando a eleição de Castillo era iminente, Bolsonaro afirmou em um evento evangélico: “perdemos o Peru”. O presidente peruano é de esquerda na economia, mas conservador nos costumes, e considerado autoritário pela oposição do país vizinho.

NOTA NA ÍNTEGRA

“O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-presidente Dina Boluarte.

As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.

O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado