Menu
Economia

Google Tem Mais de 90% do Mercado de Pesquisa Online Brasileiro

Jornal de Brasília

20/01/2022 1h15

Atualizada 03/03/2022 10h36

Com mais de 160 milhões de usuários da internet, o Brasil se tornou um dos países que mais recebeu investimentos de sites para divulgarem seus trabalhos, bem como conseguirem atrair a atenção dos internautas brasileiros. Seja via aplicativo, ou então pelo navegador, diversas empresas investiram em estratégias diversas para que o brasileiro conhecesse as suas atividades e produtos.

Seja investindo em uma agência de link building ou buscando maiores retornos via propaganda paga, as empresas conseguiram atrair brasileiros usando estratégias que foram direcionadas aos interesses e as palavras-chave que os brasileiros costumam pesquisar para encontrar o que desejam.

Mesmo com outras empresas de pesquisa ainda oferecendo conteúdo para os brasileiros, a Google, em junho de 2021, tinha mais de 97% de percentual do mercado de pesquisa online no Brasil. O restante do percentual estava dividido entre empresas como Bing, Yahoo!, DuckDuckGo, Ecosia, entre outras.

Investimento em aplicativos e inovação é o grande diferencial

A Google teve grandes investimentos e adotou uma estratégia totalmente inovadora para oferecer os seus serviços. Atualmente, diversas empresas investem em Google Ads, a principal plataforma para veicular propaganda paga com base nos interesses e pesquisas dos pesquisadores brasileiros.

A Google não parou por aí, ela continuou investindo em seus aplicativos para que os clientes pudessem também usar apps e encontrarem o que precisavam. Para facilitar a integração de dados, a Google também criou um navegador personalizado e com navegabilidade extremamente rápida.

Segundo dados do Statcounter, em dezembro de 2021 o Google Chrome tinha mais de 80% de percentual de mercado. O principal concorrente do navegador da Google era o Safari, da Apple. Navegadores como Opera, Edge, Samsung Internet e Firefox também estavam presentes na lista.

Mercado móvel é um dos grandes focos da Google

Apesar de ter se envolvido em algumas polêmicas, a Google conseguiu seguir com as suas estratégias de inovação e aprimorou ainda mais os seus aplicativos para que eles se adaptem aos mais variados dispositivos e gerem uma experiência completa para os seus usuários, sejam eles iOS ou Android, ou até mesmo usuários da Google pelo computador.

A Google segue investindo em diversas iniciativas para trazer ainda mais resultados para os seus clientes. Seja com campanhas de marketing digital direcionadas aos interesses de seus usuários, ou então adaptando-se às tendências e as demandas que diferentes economias estão exigindo.

Um dos enfoques dos últimos desenvolvimentos da Google foram os seus aplicativos. Os apps da Google oferecem uma navegabilidade diferenciada e rápida para os seus usuários. Além disso, a empresa está sempre focada em aprimorar o layout de seus aplicativos para que os usuários tenham uma experiência completa.

Google Sala de Aula oferece alternativa para aulas não presenciais

Um dos produtos que a Google oferece aos seus clientes e continua investindo para aprimorar a experiência de seus usuários é o Sala de Aula. Com o surgimento da pandemia e a necessidade de as pessoas aprenderem de maneira remota, a Google entrou em cena para oferecer uma plataforma que permitisse a professores e alunos se conectarem para desenvolver o aprendizado.

A expectativa dos especialistas é de que a Google continue investindo em sua plataforma de Sala de Aula e no aprimoramento de outros de seus serviços. A ideia da empresa é sempre estar suprindo a necessidade dos clientes de maneira inovadora e oferecer uma navegabilidade perfeita.

Espera-se que a Google continue sendo a principal responsável pelo mercado de pesquisa brasileiro. Afinal, o Brasil já está acostumado com o uso do Google e diversas empresas investem em estratégias para ganhar um melhor posicionamento em rankings dessa ferramenta de buscas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado