Menu
Brasil

Queimado vivo e morto a tiros: Linha Direta traz crimes de racismo

Em 2017, após várias ofensas raciais e perseguição, Antônio Alves de Freitas, de Belo Horizonte, foi morto pelo próprio vizinho

FolhaPress

14/06/2023 17h52

Foto: Reprodução

São Paulo – SP

O Linha Direta (Globo) desta quinta-feira (15), apresentará ‘Os Vizinhos Racistas’. A edição do programa irá trazer a história de duas famílias sitiadas pelo ódio em suas próprias vizinhanças.

Em 2017, após várias ofensas raciais e perseguição, Antônio Alves de Freitas, de Belo Horizonte, foi morto pelo próprio vizinho, Joel de Souza Lima, que desferiu várias facadas na vítima foi preso em flagrante e condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio.

Em 2011, em Mogi das Cruzes, em São Paulo, outro caso revoltante aconteceu envolvendo o guarda municipal José Carlos de Oliveira e a família de Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta. Ofensas, ameaças, intimidação e xingamentos proferidos pelo vizinho à família eram frequentes, principalmente a Pedro, jovem negro, filho do casal.

As câmeras de segurança flagraram diversos atos racistas do policial e o crime cometido por José Carlos, que atingiu Pedro com três tiros pelas costas.

O policial foi julgado por crimes de tentativa de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas.
Ele está preso em São Paulo, no presídio em Guarulhos.

2003: Itupeva, interior de São Paulo: outro homicídio motivado pelo racismo continua impune há mais de 20 anos. Em 2005, o programa contou a história do assassinato de Jeferson Leandro Matias Salvador, jovem negro de 19 anos, e que em janeiro de 2003 foi queimado vivo pelo próprio cunhado, o serralheiro Emerson Souza Sales.

20 anos depois do crime, Emerson ainda não foi julgado.

Aos 46 anos, ele segue com o paradeiro desconhecido, mas o crime não prescreveu.

O Linha Direta pede a ajuda do público com informações que ajudem na localização do criminoso através do número 181, de qualquer lugar do Brasil, ou através do Disque Denúncia de cada estado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado