Menu
Brasil

Pais são condenados por morte de bebê após alimentação alternativa

Arquivo Geral

15/07/2016 17h04

Reprodução

Um casal foi condenado a sete anos, um mês e dez dias de reclusão em regime semiaberto pela prática de maus-tratos que resultou na morte da própria filha de três meses de idade. A criança não era amamentada e se alimentava apenas de uma mistura de óleos vegetais, água de coco e castanha triturada.

O casal morava em uma localidade conhecida como Vale da Utopia, em Palhoça, Santa Catarina. A pequena comunidade é integrada por naturalistas e hippies. Os pais procuraram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quando a criança já estava sem vida, pesando 1,7 quilo e com cerca de 45 centímetros, na madrugada de 3 de agosto de 2015.

Os réus são acusados de privar a alimentação da filha, versão rebatida pela defesa, que argumenta haver necessidade de respeito ao modo de vida vegano praticado no Vale da Utopia. De acordo com a juíza Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, existe, sim, o respeito pela filosofia de vida dos acusados. No entanto, tais atitudes não deveriam expor a bebê ao risco de vida.

“Por óbvio, os acusados podem adotar a filosofia e convicção que desejarem e devem ser respeitados por isso, mas nunca, jamais, em nome de qualquer ideologia que seja, expor a perigo a vida da própria filha recém-nascida, notadamente por terem o dever natural, legal e moral de colocá-la a salvo de qualquer sofrimento físico e mental. No entanto, assim não procederam, pois escolheram impor a ela o modo de vida alternativo que defendem a qualquer custo, dando, assim, cabo de sua vida”, escreveu Carolina no corpo da sentença, composta de 37 laudas. Amagistrada deu aos réus o direito de aguardar em liberdade o possível recurso ao Tribunal de Justiça.

À época da morte da menina, a mãe, que é formada em enfermagem, relatou que não podia amamentar por ter sofrido um processo de rejeição do organismo ao implantar próteses de silicone nos seios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado