Menu
Brasil

Juíza critica a meritocracia e viraliza: “quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios”

Arquivo Geral

06/09/2016 10h26

Reprodução/Facebook

“A meritocracia naturaliza a pobreza, encara com normalidade a desigualdade social e produz esquecimento”. A frase é um trecho de um desabafo da juíza do Tribunal de Justiça do Paraná, Fernanda Orsomarzo, publicado em seu Facebook. No relato, ela critica o discurso da meritocracia e afirma que “quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios para chegar onde chegou”.

Fernanda reconhece a dedicação que teve para conseguir o objetivo. Além de chegar a estudar 12 horas diárias, deixou de viver momentos únicos em família. “Dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita”, critica. “Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros”, lembra.

“O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições”, completa Fernanda Orsomarzo.

O relato foi publicado no último dia 30, e já rendeu mais de 94 mil curtidas e mais de 32 mil compartilhamentos.

Veja o post na íntegra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado