Menu
Brasil

Indústria busca alternativas para possível falta de seringas no Brasil

Situação preocupa a Abimo, que lembra que o Brasil produz 120 milhões de seringas para vacinação por ano. Ministério da Saúde diz que está comprando 110 milhões de seringas e agulhas

Redação Jornal de Brasília

12/08/2020 8h00

Entidades brasileiras começam a prever a falta de seringas para vacinas no país. Com o avanço dos testes de vacinas contra a covid-19, o tema veio à tona recentemente e desperta a preocupação da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos (Abimo).

A Abimo avalia que o Brasil tem capacidade de produzir 1,2 bilhões de seringas por ano. Destas, somente 120 milhões são destinados à vacinação. Segundo o superintendente Paulo Henrique Fracarro, é necessário planejamento para evitar o que ocorreu no início da pandemia, quando houve falta de respiradores e máscaras, por exemplo.

Além do governo federal, a Abimo espera, também, um posicionamento dos governos.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que “está em processo de aquisição 110 milhões seringas e agulhas”. Na segunda-feira, 10, o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que não há risco de falta do insumo no Estado.

O Brasil testa, atualmente, duas vacinas: a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, e a vacina de Oxford, feita no Reino Unido. Caso a eficácia seja comprovada, o Instituto Butantan espera produzir 120 milhões de doses da Coronavac, enquanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro pretende ter 70 milhões de doses da vacina de Oxford.

Com informações da rádio Jovem Pan

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado