Menu
Mais Esportes

Suécia muda regras e boxe volta ao país após 36 anos

Arquivo Geral

29/11/2006 0h00

Durante 36 anos, a Suécia proibiu combates profissionais de boxe em seu território. Mas nesta quarta-feira, uma Comissão Esportiva sueca aprovou uma versão alternativa das regras da modalidade, garantindo o retorno das lutas não-amadoras. O primeiro teste sob o novo regulamento já tem data para acontecer: janeiro, em Gotemburgo. A noitada reunirá o ex-campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe (OMB), Armand Krajnc, e a líder do ranking sueco, Asa Sandell.

O regulamento aprovado pelos suecos aproxima as regras do profissional das estabelecidas para combates amadores. Entre as mudanças está a redução no número de assaltos e a possibilidade de médicos interromperem os confrontos caso julguem necessário.

Apesar do fim da proibição, a comissão não aceitou o pedido do promotor alemão Sauerland Event para realizar a luta pelo título dos pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB) com o campeão Nikolai Valuev, em Estocolmo. A luta teria de ser realizada dentro dos padrões da entidade e a comissão afirmou que assim seria impossível assegurar a segurança dos lutadores.

Os combates profissionais foram banidos da Suécia em 1970, após a divulgação de um estudo indicando que lesões graves e permanentes tinham um efeito brutalizante no público e eram determinadas por interesses econômicos. A lei sueca será alterada no final deste ano para permitir que os combates sejam retomados. Mas as regras internacionais do boxe profissional continuariam vetadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado