A raia que será utilizada na disputa dos Jogos Pan-americanos de 2007 foi o cenário para um susto nesta quinta-feira, durante o Pré Pan de Vela. Durante a primeira regata do dia, um acidente na classe Lightning virou o barco de Mário Buckup, um dos mais experientes iatistas do país.
“Montamos a bóia e estávamos subindo a vela balão enquanto um barco se aproximou e os cabos do nosso barco se enroscaram no mastro deles”, descreveu Telma Buckup, tripulante da embarcação e esposa de Mário bicampeão pan-americano, em 1971 e 1979.
O outro barco envolvido no acidente era o de Caio Soares, que foi obrigado a abandonar a prova após constatar que o seu mastro foi quebrado. No caso de Buckup, apesar de o barco ter emborcado (quilha para cima e vela para baixo), houve a possibilidade de recuperação: nesta sexta, por exemplo, ele venceu as duas regatas do dia. “Agora temos que recuperar esse resultado e quem sabe, se tivermos seis regatas, descartar essa”, analisa.
Segundo Abraham Lincoln Rosemberg, coordenador-técnico para vela no Pan 2007, o material disponível para salvatagem deve ser suficiente para operar nas três raias simultaneamente.
O procedimento padrão, inclusive, foi realizado com sucesso nesta quinta. Nestas ocasiões, a comissão de regata entra em contato com a base através do rádio e a equipe de salvatagem é acionada. Os botes se dirigem para o local do acidente, realizam os procedimentos necessários, o barco é rebocado para a Comissão até que possa ser removido da área de regata.
O barco dos Buckup ainda apresentou um agravante: um cabo soltou-se da guia impedindo que a bolina do barco fosse levantada e o barco desvirado imediatamente. Apesar disso, tudo correu conforme o previsto.