Menu
Gastronomia

Marcos Daniel bate Hewitt, ex-número um do mundo

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

O brasileiro Marcos Daniel conquistou hoje a vitória mais expressiva de sua carreira ao bater o ex-número um do mundo, Lleyton Hewitt, na primeira rodada do Torneio de Portschach. Cabeça-de-chave número dois da competição, o australiano foi derrotado após três sets: parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3).

Atual número dois do Brasil e 89 do ranking mundial, Daniel foi o tenista de pior ranking a vencer Hewitt desde que o francês Florent Serra, então 90º da lista, eliminou o australiano na primeira rodada do Masters Series de Montreal, em agosto do ano passado – na ocasião, Hewitt abandou o jogo quando perdia o set inicial por 3/4. 

Essa é a segunda vez consecutiva que o ex-número 1 do mundo cai em sua estréia – perdeu na segunda rodada do Masters Series de Miami, em março, diante do britânico Tim Henman, após entrar como “bye” na primeira fase. 

Atualmente em 14º lugar no ranking, Hewitt não conquista um título desde janeiro do ano passado, quando triunfou no Torneio de Sydney. Nesta temporada, o australiano perdeu sete dos 18 jogos que disputou, incluindo as finais em San Jose e Las Vegas. 

Já Daniel, que perdeu nesta semana o posto de melhor tenista brasileiro no ranking para Flávio Saretta (87º), teve como melhor resultado no ano as quartas-de-final do Torneio de Acapulco, no México. Ao todo, foram 11 jogos e quatro triunfos na temporada.

Essa foi a quarta vitória de um brasileiro sobre um ex-número um do mundo em 2006. As duas primeiras aconteceram logo na rodada inicial do Torneio de Costa do Sauípe, em fevereiro, quando Saretta bateu o espanhol Juan Carlos Ferrero e André Ghem superou o também brasileiro Gustavo Kuerten. A terceira foi na semana passada, com Saretta desbancando o russo Marat Safin na estréia do Masters Series de Hamburgo. 

Na próxima fase em Portschach, Daniel terá pela frente o romeno Andrei Pavel, que passou pelo argentino Carlos Berloq por 7/5 e 6/2.

Outro favorito que deu adeus à competição logo na primeira rodada foi o eslovaco Dominik Hrbaty, cabeça-de-chave três, que caiu diante do francês Richard Gasquet por 6/0, 4/6 e 6/3. O rival de Gasquet nas oitavas-de-final o austríaco Jurgen Melzer, que bateu o compatriota Stefan Koubek por 6/4 e 7/4. 

Os outros dois cabeças-de-chave que entraram em quadra nesta segunda se deram bem. O argentino Juan Ignacio Chela, quinto favorito, fez 6/3 e 6/1 contra Yeu-Tzuoo Wang, de Taipei, e encara na seqüência o Jiri Novak, que passou pelo alemão Bjorn Phau cum um duplo 6/3. 

Também em dois sets, o espanhol Nicolas Almagro, sexto favorito, eliminou o belga Cristophe Rochus (6/3 e 6/4) e se classificou para enfrentar o italiano Potito Starace, que venceu o espanhol Alberto Martin por 7/5 e 7/6 (7-5).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado