Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Gente… eu vi na novela que Machado de Assis era negro. Eu não sabia!

Em Um Lugar ao Sol professora ensina aos alunos que Machado de Assis é negro. Por muito tempo na história o escritor era considerado mestiço.

Kátia Flávia

24/11/2021 18h00

Professora conta que Machado de Assis é negro

Na novela Um Lugar ao Sol, a professora abordou o assunto e deu uma aula para os alunos e pra muitas pessoas como eu que realmente não sabia…

As produções televisivas podem guardar informações muito importantes em seus roteiros. Se a arte imita a vida, por que não informar os telespectadores sobre conceitos históricos e desmontar informações errôneas que perduraram por anos, décadas?

Foi o que aconteceu ontem em “Um Lugar ao Sol”, na cena em que Marieta Severo acompanha uma aula de história, a professora explica aos alunos sobre Machado de Assis e como o escritor foi branqueado na história da literatura.

Na cena, ela mostra duas fotos do autor, afim de mostrar à diferença aos alunos. Afinal, ao longo dos anos vimos o escritor retratado como branco nos livros. Na época era desejável pela elite que o maior escritor da história da literatura brasileira fosse branco. Na concepção destas pessoas, era mais aceitável que ele fosse mestiço e não negro. Um absurdo!

Na cena em questão uma aluna pergunta: “Mas Machado de Assis era Branco ou Negro?” Rapidamente a professora responde: “Negro!”

O tempo passou e hoje podemos acompanhar nas tramas certa militância e o desmonte de conceitos racistas e preconceituosos. É óbvio que precisa melhorar muito, já que nos deparamos com notícias horríveis atualmente envolvendo casos de racismo.

É importante lembrar que racismo é crime! E pensamentos retrógados, preconceituosos devem ficar no passado. E que bom que as novelas estão aí para informar!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado