Menu
Exposições

Última semana para conferir a exposição “Brasília III Milênio – Utopia do Amanhã”

Obra instalada na entrada do Espaço Oscar Niemeyer pretende ser vista como símbolo de um movimento para projetar Brasília como referência da Nova Era

Redação Jornal de Brasília

21/09/2022 14h48

Foto: Divulgação

A utopia da arquitetura modernista conectada com uma visão profética de integração do Homem com a Natureza. Esse é um dos conceitos principais que norteiam a exposição “Brasília III Milênio – Utopia do Amanhã”, onde o público terá acesso ao Manifesto que conclama a uma nova perspectiva para a humanidade que tem sua gênese na capital do Brasil. A mostra reúne 10 esculturas do artista Rogério Reis que podem ser conferidas no Espaço Oscar Niemeyer até o próximo dia 28 de setembro (quarta-feira).

Logo na entrada do espaço, é possível contemplar a maior obra do artista já produzida. Com mais de cinco metros de altura, feita de concreto e aço, ela representa as curvas de Oscar Niemeyer que influenciaram fortemente a linguagem fluida do escultor.

“Acredito que Brasília, no futuro não muito distante, será vista como divisor de eras, como aprendemos nos livros de História. Mais do que o Acordo de Paris, a cidade simboliza a transmutação dos valores necessária para o III Milênio”, vaticina Rogério Reis, e defende ainda a pertinência de Brasília para sede de uma nova agência das Nações Unidas (ONU).

“São diversas características que fazem da cidade um caso único. Não apenas a utopia da arquitetura modernista, mas a fundação mística e profética de Dom Bosco de uma cidade-Eldorado, a proximidade com o chakra cardíaco de Gaia, na Chapada dos Veadeiros, com o manancial de cristais no Entorno. Como capital do Brasil, Brasília é o ente responsável pela Amazônia, pelas águas potáveis, pela biodiversidade e pelos povos originários.”

Na exposição “Brasília III Milênio – Utopia do Amanhã”, cada escultura de Rogério Reis é associada a um dos monumentos de Niemeyer da cidade. As obras estão agrupadas por temas: Gaia, Jasper Terral, Canto das Três Raças, Luna, Pytuna Ibak, Pele Preta, Pendulum, Turmalina Negra, Iemanjá e Void Corten. Foram produzidos filmes conceituais sobre a esculturas, em cartaz no auditório do próprio Espaço Oscar Niemeyer (EON).

O projeto original previa apenas a divulgação nas mídias sociais, pois é fruto de um edital do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) on line, da pandemia. Diante da qualidade dos filmes, do conceito e das obras, a Secretaria de Cultura ofereceu o EON. Os filmes estão sendo divulgados em 5 importantes cidades do mundo por meio do instagram do artista @atelierrogerioreis, conforme previsto no edital.

Serviço
Exposição “Brasília III Milênio – Utopia do Amanhã”

Esculturas de Rogério Reis
Até 28 de setembro
Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes)
Entrada gratuita

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado