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Unindo arte, arquitetura e saúde, maior projeto nacional relacionado ao autismo começa giro pelo Brasil

Segunda temporada da Casa dos Sentidos, que expressa de maneira lúdica os sentimentos de crianças e adolescentes com TEA, vai viajar pelo país com programação em sete cidades, entre elas São Paulo e Brasília

Redação Jornal de Brasília

19/09/2023 17h01

Foto: Brunno Covello/Divulgação

Projeto artístico e arquitetônico de conscientização sobre autismo de grande sucesso em 2022, a Casa dos Sentidos agora retoma sua programação com novidades em uma turnê nacional, passando por cidades como São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). Expressando os sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com autismo em um ambiente que reproduz uma casa, a experiência imersiva ganha novos tons, com a participação de novos artistas e ainda maior alcance, passando por diversas cidades brasileiras. Produzida pela Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio de Lei de Incentivo à Cultura, teve uma primeira edição no ano passado em Curitiba, e ganha agora uma nova versão com outros artistas e participantes convidados.

Com dois projetos, um oficial e outro versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa que começa em 2023, com a versão adaptada, e segue em 2024. A mostra pocket inicia em outubro em Monte Mor (SP), entre os dias 07 e 22 no Centro Cultural Joaquinzão. Depois, segue para Catalão (GO), no Shopping Catalão, de 31 de outubro a 12 de novembro; e Ponta Grossa (PR), na Biblioteca Municipal, entre 21 de novembro e 03 de dezembro.

A mostra oficial começa em março de 2024 em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada de 30 de janeiro até 23 de fevereiro. Na sequência, Curitiba recebe a Casa dos Sentidos de 29 de março a 21 de abril, no Shopping Mueller. Já no mês de maio, entre os dias 10 e 30, a mostra desembarca em Brasília (DF), com uma edição histórica na Biblioteca Nacional. Ainda no primeiro semestre de 2024, a cidade de São Paulo (SP) entrará na programação, em datas e local que serão confirmados nos próximos dias. Para completar, em agosto de 2024, o projeto romperá fronteiras, indo para San Diego, na Califórnia (EUA).

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A instalação surgiu como uma forma de traduzir em expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), usando como símbolo o espaço de uma casa para representar essas impressões. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giusy de Luca, curadora do projeto.

Assim, a arte promove a inclusão, aceitação e conhecimento desta condição, que teve um aumento de 15% nos casos diagnosticados nos últimos dois anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. “Como mais uma parte desse conjunto e projeto, a arte é o elo de ligação no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão”, comenta a pesquisadora Jocian Machado Bueno.

Para desenvolver a Casa, a Montenegro Produções realizou um extenso processo de pesquisa, a partir de vivências com crianças autistas. Essa etapa foi toda acompanhada por profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Houve ainda apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

Na sequência, entraram as parcerias entre artistas e arquitetos no desenvolvimento da experiência imersiva. A equipe ainda continua desenvolvendo uma linha de pesquisa paralelamente ao projeto artístico, que será levada à Universidade de San Diego (EUA) com embasamento técnico.

A Casa dos Sentidos é uma produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da TetraPak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site https://montenegroproducoes.com/projects/casa-dos-sentidos-2/.

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