Menu
Brasília

Tempo frio surpreende e DF registra 12 graus

Massa de ar frio provocou queda da temperatura. Mínimas devem ficar em torno de 13 graus até sábado

Lindauro Gomes

06/06/2019 7h05

Data: 03-05-2017 Onda de frio em Brasília. Foto: Breno Esaki

Beatriz Castilho
[email protected]


O friozinho que surpreendeu na manhã de ontem fez o brasiliense tirar o casaco do armário mais cedo. Mas não deve durar muito. As temperaturas do Distrito Federal devem se manter baixas até sábado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar fria é responsável por resfriar o tempo da região. Na manhã de ontem, os termômetros já registraram esses efeitos. No Paranoá, por exemplo, a mínima foi de 12,7ºC.

“Essa massa de ar tem origem polar, por isso é fria. Nesta semana, ela está atuando no Centro-Oeste, passando pelo DF e seguindo em direção a Goiás”, aponta o meteorologista do Inmet Heráclio Alves. A atuação da massa se estende até o fim da semana, mantendo as temperaturas entre 13ºC e 25ºC. O céu deve ficar ensolarado a parcialmente nublado, e a umidade do ar pode alcançar 30%.

Para o vigilante Aurino Neres, 58 anos, o frio veio mais cedo. “Comecei a notar que estava mais frio há uns dois dias, parece que a chuva trouxe ele”, conta. “Não lembro de sentir frio nessa mesma época no ano passado. Agora, parece que ele veio com mais força”, afirma.

Como trabalha à noite, Aurino já se prepara para a temporada mais gelada. “Não tem jeito, tenho que ir para o trabalho mais agasalhado do que o normal”, diz.

Apesar das baixas, o meteorologista afirma que o tempo volta a esquentar na próxima semana. “Essa variação não foge da normalidade, é algo esperado para um final de outono”, ressalta. Segundo ele, a instabilidade nas temperaturas se mantém até início do inverno, no próximo dia 21, quando os termômetros voltam a marcar entre 13º e 25ºC.

Além da variação de temperatura, o tempo também se mantém instável até a próxima estação. “O Inmet já não tem previsão de milímetros de chuva.”

Saiba mais

  • O clima deve ficar mais ameno e, no final da estação, começam as massas de ar de origem polar, que trazem mais frio.
  • Uma das principais características do outono no Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva na maioria das áreas do país, mas especialmente sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
  • O grande diferencial do outono 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado