Menu
Brasília

Secretaria de Saúde aguarda contraprova para confirmar caso de coronavírus no DF

A paciente foi levada para a UTI por complicações em seu quadro clínico, no entanto, apresentou melhora, e apenas segue na manutenção. Duas pessoas próximas da paciente estão em isolamento domiciliar, porém, não são considerados suspeitos

Redação Jornal de Brasília

05/03/2020 20h04

O infectologista Eduardo Hage, da Secretaria de Saúde do DF, concede coletiva, no início da noite desta quinta-feira (5), para falar sobre o primeiro caso confirmado do Coronavírus no Distrito Federal (DF). 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou, na tarde de hoje, ao Jornal de Brasília o primeiro caso de coronavírus em Brasília.

Trata-se de uma mulher, 52 anos, moradora do Lago Sul, que deu entrada no Pronto Socorro de uma unidade hospitalar privada em 4 de março com quadro de astenia, prostração, inapetência, tosse predominantemente secretava e dispneia aos mínimos esforços, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Recentemente, a paciente esteve no Reino Unido e na Suíça. Ela começou a apresentar os sintomas em 26/02.

De acordo com informações das autoridades,  a paciente foi levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por complicações em seu quadro clínico, no entanto, a mulher apresenta melhora, e apenas segue na manutenção em UTI. Duas pessoas próximas da paciente estão em isolamento domiciliar, porém, não são considerados suspeitos.

O caso ainda é tratado como uma suspeita do vírus Covid-19 pela Secretaria de Saúde do DF . É esperado uma contraprova para confirmar se é de fato o primeiro caso de coronavírus.  A paciente deve ser transferida, ainda hoje, para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Para confirmação, amostras clínicas serão analisadas em São Paulo, no Instituto Adolfo Lutz, como prevê o Ministério da Saúde (MS).  A contraprova não será realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) porque a unidade ainda não recebeu os insumos necessários, distribuídos nos últimos dias pelo MS, para habilitação e capacitação da unidade para que exames sejam feitos na capital. A previsão é que o resultado do exame em São Paulo saia em até três dias.

“Não há motivo para pânico. As indicações para prevenção são manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos com sabão por no mínimo 20 segundos e usar álcool em gel”, afirmou Eduardo Hage.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado