Menu
Brasília

PCDF mira empresas suspeitas de fraudes tributárias

Investigações apontam que que um grupo empresarial do ramo de material esportivo usava “laranjas” como sócios para ocultar o verdadeiro patrimônio

Willian Matos

16/07/2020 7h31

A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Público (MPDFT) deflagraram, nesta quinta-feira (16), uma operação que investiga fraudes tributárias supostamente cometidas por um grupo de empresas do ramo de material esportivo.

Segundo apurações das autoridades, um grupo empresarial composto por parentes estaria usando “laranjas” como sócios para ocultar o patrimônio familiar. Os acusados colocavam estas pessoas como sócias em empresas que estavam com dívidas tributárias elevadas. Os laranjas, então, finalizavam as empresas.

O grupo ainda usava como sócios parentes que moram no exterior, para impedir investigações fiscal, cível e penal e blindar o patrimônio. Com os valores ocultos, os acusados adquiriam carros e lotes em condomínios irregulares.

Suspeita-se que a dívida tributária das empresas ultrapasse os R$ 5 milhões.

Foto: Divulgação/PCDF

Mandados

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Cerca de 30 policiais foram às ruas em companhia de duas equipes da Subsecretaria da Receita do Distrito Federal.

Os membros do grupo estão sendo investigados pelos crimes de integração de organização criminosa, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Se condenados, poderão pegar até 23 anos de prisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado