Menu
Brasília

Visitas ao sistema prisional estão suspensas

A decisão, publicada nessa segunda (10), foi tomada após reunião com o Grupo de Monitoramento Emergencial da covid nas unidades

Geovanna Bispo

11/01/2022 15h28

Foto: Thiathiana Gurgel / DPRJ

Como consequência do recente aumento de casos de covid-19 e influenza na capital, a Vara de Execuções Penais (VEP/DF) suspendeu as visitas do sistema prisional a partir desta terça-feira (11) até o dia 31.

A decisão, publicada nessa segunda-feira (10), foi tomada após reunião com o Grupo de Monitoramento Emergencial da covid nas Unidades Prisionais do DF, na qual foi discutida a adoção de medidas de precaução para garantir a segurança à saúde das pessoas presas.

Apesar de não ter ocorrido contaminação em massa pela covid entre as pessoas presas e, embora o reforço da vacinação já esteja em curso, a magistrada destacou que “é justamente para conter o surto e evitar nova pandemia, a internação concomitante e, principalmente, evitar óbitos que os gestores dos mais variados órgãos tem suspendido as atividades presenciais recentemente autorizadas, postergando-as ao menos até o final do corrente mês de janeiro de 2022 para nova reanálise de acordo com o panorama na ocasião. O sistema prisional enquanto microssistema da sociedade, dela não pode se afastar, motivo pelo qual não há como proceder de forma diferente, sob pena de colocar em risco a saúde das pessoas presas”.

Ainda assim, as visitas virtuais ficam liberadas, de maneira que cada preso tem o direito de uma visita virtual com até dois visitantes no mesmo link. Para o encontro, os visitantes devem estar cadastrados na SEAPE.

Vacinação

Na última segunda-feira (03), a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape), começou a aplicar a dose de reforço da vacina Janssen contra a covid-19 em mais de 13 mil reeducandos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado