Menu
Brasília

Vacina: “A cada semana abaixamos um ano”, afirma Rocha

Ibaneis anunciou que as pessoas com 58 anos sem comorbidades poderão realizar o agendamento da vacinação nesta terça-feira

Geovanna Bispo

07/06/2021 16h00

Durante coletiva para tratar as medidas de combate a covid-19 no Distrito Federal, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a expectativa da Saúde é que, a cada semana, o calendário de vacinação diminua um ano.

Nesta segunda-feira (07), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que as pessoas com 58 anos sem comorbidades poderão realizar o agendamento da vacinação nesta terça-feira (08).

Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 28.991 pessoas estão nessa faixa, mas espera-se que parte desse grupo já tenha se imunizado em com outros nichos, como comorbidades.

Rocha ainda explicou que, desde semana passada, os profissionais de saúde saíram da lista de prioridade, mas que eles ainda podem se vacinar em outros grupos, como idade.

Pfizer

Também nesta segunda, o DF deve receber 30.420 doses da vacina Pfizer. Além dessas, na última sexta-feira (04), a secretaria de Saúde já havia recebido 8,1 mil doses. O Ministério da Saúde distribuiu cerca de 2,3 milhões doses para a capital e mais seis estados brasileiros.

Atualização

Segundo Rocha, após vários dias estabilizado em 0,99, o índice de transmissão subiu para 1,01. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38. “São 8.436 casos ativos e o DF conta com 21 leitos covid vagos e 25 pessoas estão na lista de espera, aguardando o resultado do exame”, completa o secretário.

A capital ainda apresentou queda de 10,23% no número de óbitos e 7% no número de casos. “Nos últimos 28 dias, houve queda na ocupação de leitos em todas as faixas etárias. Queda geral de 49,04%”, informou Gustavo.

Durante o final de semana foram vacinadas, de acordo com a Saúde, 24.663 pessoas, sendo 20 mil com a primeira dose e mais de 4 mil com a segunda dose

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado