Menu
Brasília

Urgente: Ibaneis decreta lockdown a partir de segunda-feira (1º)

“Estamos com 92% de UTIs ocupadas e vamos tomar as providências aos poucos, na medida do que for necessário. Por enquanto, essas são as providências urgentes”, afirmou o governador

Marcus Eduardo Pereira

25/02/2021 22h11

Atualizada 26/02/2021 6h33

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Devido ao alto contágio por conta da pandemia da Covid-19, o governador Ibaneis Rocha decidiu decretar lockdown no Distrito Federal a partir de segunda-feira (1°).

De acordo com o governador, as UTIs estã com 92% de seus leitos ocupados, e aos poucos, as providências estão sendo tomadas, e por enquanto, essas são as providências urgentes afirmou.

“Estamos com 92% de UTIs ocupadas e vamos tomar as providências aos poucos, na medida do que for necessário. Por enquanto, essas são as providências urgentes”, afirmou o governador.

Volta as aulas

Ainda na noite desta quinta (25) o Secretario de Educação Leandro Cruz anunciou pelas redes sociais que o ano letivo de 2021 que começa dia oito de março será de forma remota.

O retorno presencial só será efetivamente colocando em prática após um período de observação da curva epidemiológica.

Casos

O Distrito Federal (DF) registrou, nas últimas 24 horas, 1.068 novos diagnósticos de covid-19. Desde o início da pandemia, 293.782 pessoas já foram infectadas na capital e, nesta quinta-feira (25), 6.808 casos estão ativos.

As regiões com mais casos confirmados são Ceilândia (32.171), Plano Piloto (27.609) e Taguatinga (23.618). Nas últimas 24 horas foram registrados 14 óbitos, sendo que, deste total, um faleceu nesta quinta (25).

Entorno

Ainda na tarde desta quinta o GDF anunciou a criação de um pacto entre o Governo do Distrito Federal e as cidades vizinhas do estado de Goiás para traçar um plano coletivo de enfrentamento à Covid-19. Muitos desses municípios servem de dormitório para pessoas que trabalham e vêm diariamente a Brasília.

Em uma reunião com prefeitos e representantes de nove cidades no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha sugeriu que as cidades do Entorno decretem, em coletividade, a redução do horário de funcionamento do comércio à noite, principalmente em bares e restaurantes.

A ideia é que a medida iniba a circulação e a possível aglomeração de moradores. Para que a ação tenha efeito, o GDF adotará medida semelhante em cidades limítrofes a essas regiões – evitando que as pessoas migrem de um lugar a outro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado