Menu
Brasília

PCDF desmantela grupo criminoso envolvido em tráfico de maconha disfarçado de ONG

A investigação revelou que o grupo operava de maneira camuflada sob a fachada de uma suposta associação voltada para a venda de óleo de canabidiol para fins terapêuticos, visando a dissimulação de suas atividades ilícitas

João Victor Rodrigues

22/08/2023 8h25

Foto: PCDF/Divulgação

Na manhã desta terça-feira, a 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) conduziu uma operação que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisões em flagrante e bloqueio de contas bancárias em localidades do Lago Norte e São Sebastião.

De acordo com as evidências obtidas durante a apuração, uma ONG aparentemente oferecia tratamentos terapêuticos baseados no uso de óleo de canabidiol. O nome específico da organização não foi divulgado pelas autoridades policiais até o momento desta reportagem.

Os membros criminosos realizavam ofertas públicas da substância por meio das redes sociais e também estabeleciam atendimentos via aplicativo de mensagens WhatsApp. A investigação levou os policiais até a chácara de um dos líderes do grupo, onde foi descoberta uma plantação de maconha juntamente com um laboratório. A droga era comercializada sem qualquer supervisão médica ou controle, e a suposta “terapia” era disponibilizada a preços elevados.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) afirmou que as evidências coletadas demonstraram que essa suposta associação não detinha nenhuma autorização legal para manipular maconha, tampouco permissão para fabricar ou distribuir canabidiol. Além disso, a sede indicada nos documentos da organização não era real. “Tudo isso era apenas uma fachada para o comércio ilegal de maconha disfarçado como terapia”, enfatizou a corporação.

Os dois principais líderes do grupo foram detidos em flagrante durante a operação realizada nesta terça-feira. Ambos já possuíam antecedentes criminais por envolvimento com tráfico de drogas.

Todos os indivíduos sob investigação foram formalmente indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas combinadas ultrapassam 35 anos de reclusão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado