Menu
Brasília

PCDF desarticula esquema de fraudes bancárias

A ação contou com a participação de uma equipe composta por seis policiais civis da PCDF e quatro policiais federais

João Victor Rodrigues

30/05/2023 10h07

Foto: PCDF

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a segunda fase da operação nacional intitulada “Não Seja um Laranja”. O objetivo da operação é desarticular esquemas criminosos organizados voltados para a prática de fraudes em contas eletrônicas de várias instituições bancárias do país.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 45 anos, apontado como alvo da investigação. Durante as buscas, foram encontrados documentos bancários e aparelhos celulares.

Segundo as investigações, o indivíduo está sendo acusado de ter cometido uma fraude bancária no valor de R$105 mil contra uma empresa sediada no estado de Tocantins. Parte dos recursos desviados foi direcionada para a conta bancária do investigado.

Essa operação é mais uma iniciativa da força-tarefa Tentáculos, criada pelo DPF para reprimir fraudes bancárias eletrônicas, por meio da colaboração entre as Polícias Civis dos estados brasileiros, instituições bancárias e com a validação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Destaca-se também o apoio operacional da Unidade Especial de Investigação a Crimes Cibernéticos do DPF, que recentemente iniciou suas atividades e já realizou sua segunda grande operação.

De acordo com a DRCC, nos últimos anos, a Polícia Federal identificou um aumento significativo da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos nos quais elas cedem suas contas bancárias em troca de pagamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado