Menu
Brasília

No Dia Internacional da Mulher, 10ª edição do projeto Dia da Mulher da DPDF realiza mais de 2 mil atendimentos

A ação, que tradicionalmente ocorre na primeira segunda-feira de cada mês, foi realizada, de forma excepcional, nesta sexta-feira (8/3)

Redação Jornal de Brasília

08/03/2024 17h44

Foto: ASCOM/DPDF

Edição especial do projeto gratuito que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social bateu recorde em atendimentos e trouxe como novidade a oferta de vagas de emprego e oportunidades de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz e orientações para obtenção do primeiro emprego

A 10ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou mais de dois mil atendimentos. A ação, que tradicionalmente ocorre na primeira segunda-feira de cada mês, foi realizada, de forma excepcional, nesta sexta-feira (8/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os atendimentos foram realizados das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 01, Conjunto G, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Nas nove primeiras edições do Dia da Mulher, foram atendidas mais de 5 mil mulheres.

A edição especial do projeto gratuito que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social bateu recorde em atendimentos e trouxe como novidade oferta de vagas de emprego e oportunidades de estágio de ensino médio, técnico e superior para o público de 14 a 24 anos, além de vagas para jovem aprendiz e orientações para obtenção do primeiro emprego. Os serviços foram oferecidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/ DF) ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional, além de orientações para o Programa PROSPERA (Microcrédito).

Durante o evento, foram entregues placas de moção de louvor pela participação no projeto Dia da Mulher. Diversas autoridades, como a vice-governadora Celina Leão, a senadora Damares Alves e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador José Cruz Macedo, receberam a condecoração que reconhece o comprometimento com a promoção da igualdade de gênero, inspirando outras lideranças e impulsionando avanços na prestação de serviços gratuita a essa parcela da sociedade.

A Subdefensora Pública-Geral Emmanuela Saboya destaca a importância do Dia da Mulher da DPDF para as mulheres em situação de vulnerabilidade. “Oferecer serviços gratuitos essa parcela da sociedade é uma iniciativa de grande importância, pois reconhece e aborda desafios específicos que elas enfrentam. A iniciativa cria oportunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária ao fornecer recursos e suportes que geram impactos positivos nas vidas das mulheres, fortalecendo-as e promovendo a equidade de gênero”, defendeu.

Maria de Fátima de Brito, 72 anos, acordou cedo para garantir o exame de mamografia. A doméstica conta que a ginecologista solicitou o exame há um mês, mas ela não tem condições de pagar. “Aproveitei o Dia da Mulher para fazer meu exame e assegurar o acompanhamento da minha saúde íntima”, afirmou a moradora de São Sebastião.

Irene Oliveira Costa, de 56 anos, veio em busca de uma oportunidade de estágio em Técnico em Edificações. A pesquisadora frequenta o curso pela noite e já está no segundo semestre. “O estágio me ofertará experiência prática em projetos e me dará experiências em ferramentas e softwares específicos da área, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Essa é uma oportunidade para aplicar conhecimentos teóricos adquiridos na formação técnica”, definiu.

Serviços oferecidos

O Dia da Mulher conta com diversos parceiros para ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O intuito é atender às necessidades imediatas das mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover uma mudança significativa em suas vidas, proporcionando oportunidades e recursos essenciais.

Na 10ª edição do evento, foram prestados atendimentos de mediação, orientação jurídica, exames de DNA, psicossocial além de Iniciais de Família e de Fazenda Pública como, por exemplo, solicitações de monitor exclusivo em escolas, ofertados pela DPDF. A Secretaria da Mulher do DF ofereceu a entrega de kits e panfletos informativos.

A ação contou também com a prevenção e o enfretamento da violência doméstica contra a mulher, ofertados pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização além da distribuição de materiais informativos.

O Núcleo Permanente Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NJM/TJDFT) ofereceu serviços de prevenção e enfretamento da violência doméstica contra a mulher, atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização além de disponibilizar materiais informativos.

Mulheres em situação de vulnerabilidade social participantes do projeto contaram ainda com mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU, odontologia, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem, realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Além disso, a ação contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou cadastros no Programa Senac cursos de Gratuidade (PSG). O Senac levou a Carreta da Beleza, que ofertou cortes de cabelos femininos pela manhã e tranças no período vespertino.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF realizou o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de orientações sobre passe livre especial, sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e distribuição de material informativo.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participou do evento e realizou atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (SUBAV), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do DF (DEAM/ DF) prestou orientação e a distribuição de cartilhas.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos. O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) – Grupo Opty realizou a aferição de pressão ocular, e o Instituto Sabin ofereceu exames de análises clínicas, aferição de pressão arterial e bioimpedância. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel ofertou prestação de serviços socioassistenciais por meio de 130 senhas, sendo 70 pela manhã e 60 à tarde. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável.

Informações são da DPDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado