Menu
Brasília

MPDFT denuncia fraudadores de cartões de transporte

Os homens têm antecedentes de assalto com uso de arma e estariam praticando venda ilegal de passagens do transporte público coletivo

Redação Jornal de Brasília

21/08/2023 17h23

Foto: Divulgação/BRB

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou à Justiça dois homens acusados de fraudar cartões de transporte público. A dupla foi presa no último dia 28, durante a Operação Cartão Vermelho. Eles vão responder pelos crimes de estelionato contra a administração pública.

Os homens têm antecedentes de assalto com uso de arma e estariam praticando venda ilegal de passagens do transporte público coletivo. Na operação, realizada na Rodoviária do Plano Piloto, foram apreendidos cerca de 40 cartões de transporte, que estariam sendo usados para burlar o sistema.

A fraude dos cartões de transporte acontece principalmente com a venda do direito de integração. O fraudador utiliza o cartão para pagar a passagem de outra pessoa, de quem recebe o valor aproximado de uma passagem. Como a integração dá direito a dois embarques subsequentes, os quais não são debitados no cartão, o fraudador fica com o lucro da venda dessas duas passagens, por cerca de R$ 5,00 cada.

Mulher presa

Além da dupla, uma mulher também foi presa, mas conseguiu acordo com o Ministério Público e não vai responder em ação penal perante o juiz. A audiência extrajudicial da mulher será por meio de videoconferência, que está marcada para o próximo dia 15 de setembro, às 14h30.

As prisões foram executadas pela Polícia Civil (PCDF), concluindo a décima edição da Operação Cartão Vermelho, que é resultado da auditoria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do BRB Mobilidade no Sistema de Bilhetagem Automática do transporte público coletivo do DF.

“As auditorias no sistema de bilhetagem continuam e vamos apertar cada vez mais o cerco contra os fraudadores”, afirmou o subsecretário de Auditoria e Controle da Semob, Junio Celso Nicola. Segundo ele, além da venda dos direitos de integração, o sistema pode identificar quem utiliza os cartões de transporte de forma indevida, como uso abusivo das gratuidades ou o comércio ilegal de créditos dos cartões de vale-transporte.

As informações são da Semob

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado