Menu
Brasília

Mesmo com pandemia, desempenho econômico do DF está estável

Segundo dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), a maior perda foi em comércio, com uma queda de 5,8%

Geovanna Bispo

15/06/2021 16h22

Foto: Agência Brasil

O Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon) diminuiu 0,1% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Clarissa Schlabitz, esse número coloca o desenvolvimento como estável.

Segundo dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), a maior perda foi em comércio, com uma queda de 5,8%. Esse número se deve pela pandemia de coronavírus e políticas de combate ao vírus. Enquanto isso, a indústria, com 1,3%, e a construção, com 1,7%, ajudaram a manter o desempenho.

Já a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Distrito Federal mostra que a taxa de desemprego na capital chegou a 19,5%, sendo maior que a do quarto trimestre de 2020. Ainda assim, cerca de 9 mil postos de trabalho foram criados, sendo que a construção a maior contribuinte.

Brasil

A economia brasileira teve um crescimento de 1%, quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, sendo puxado pela agropecuária e a indústria. Ligada a suspensão no auxílio emergencial, o consumo das famílias caiu 1,7%.

Ainda de acordo com Schlabitz, o mercado de trabalho brasileiro está dando sinais antagônicos, já que, ao mesmo tempo que a taxa de desemprego chegou a 14,7%, 836 mil novas vagas de empregos formais foram criados. “Enquanto temos o aumento da taxa de desemprego, nós temos também o aumento das vagas formais, o que significa geralmente que não existe uma direção clara, se o país está indo para um situação de melhora no mercado ou uma situação de piora. Ainda assim, as expectativas são de crescimento neste ano.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado