Menu
Brasília

Obras públicas geram 30 mil empregos no DF

São cerca de 1,4 mil empreendimentos, sendo 200 de grande porte. O investimento é de R$ 2,6 bilhões

Redação Jornal de Brasília

15/06/2021 13h09

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

As 1,4 mil obras que receberam o investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) gerou 30 mil oportunidades de trabalho na capital. Do total de obras, 200 são de grande porte. O investimento total é de R$ 2,6 bilhões. AS informações são da Agência Brasília.

“O governador Ibaneis determinou que tirássemos do papel o máximo de obras que fosse possível, obedecendo a limitação orçamentária e financeira da Secretaria de Economia”, comenta o secretário de Governo, José Humberto Pires. “Continuamos dessa forma este ano, deixando também tudo pronto para 2022”, adiantou.

Apenas na construção do Túnel de Taguatinga, por exemplo, 1,7 mil pessoas foram contratadas. A expectativa é de empregar mais 200 para o novo turno diário de trabalho, até as 22h. “Lançamos na semana passada as obras na Avenida Hélio Prates, com previsão de gerar 875 ocupações. Também podemos destacar os serviços de infraestrutura de Vicente Pires, com 1,2 mil trabalhadores e a reforma da W3 Sul, com 500 operários”, lembrou o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

A construção de dois viadutos na Estrada Setor Policial Militar (ESPM); o alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga e da Estrada Parque (EPCT); a Rota de Segurança do Setor de Inflamáveis; a reforma do Setor de rádio e TV Sul e do Parque da Cidade e a construção de Unidades de Pronto Atendimento empregaram mais de mil pessoas.

“Houve um grande esforço para colocar o DF novamente na posição de poder investir, mas o resultado todos podem ver com tantas obras em todas as regiões. Hoje o caixa está sob controle e os investimentos não vão parar”, garante o secretário de economia, André Clemente.

Uma das maiores obras viárias já feitas na história do Distrito Federal, o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz – que compreende o Trevo de Triagem Norte (TTN) e a Ligação Torto-Colorado (LTC) – garantiu a oportunidade de emprego de 770 pessoas.

Pequenas obras, grandes benefícios

Além de gerar emprego com grandes construções, como é o caso das Unidades Básicas de Saúde (800) e dos hospitais de campanha (300), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) tem pequenas reformas por toda a cidade.

“São serviços de pavimentação, drenagem, plantio de grama, construção de calçadas e meios-fios. Para o morador, é uma grande conquista”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado