Menu
Brasília

Licitação dos hospitais de campanha será feita hoje

A empresa vencedora terá a missão de, em 15 dias, erguer três unidades com 100 leitos cada

Willian Matos

22/03/2021 7h30

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) fará nesta segunda-feira (22) a licitação para montagem dos três novos hospitais de campanha do Distrito Federal. O pregão está marcado para 9h.

A empresa vencedora terá a missão de, em 15 dias, erguer três hospitais de campanha com 100 leitos cada. Os leitos serão de UTI com suporte ventilatório, voltados para pacientes com covid-19.

O DF precisa urgentemente dos novos hospitais. Se eles estivessem prontos hoje, não seriam suficientes para atender todos os 312 pacientes com covid que estão na fila por um leito. Por isso, o governador Ibaneis Rocha ordenou que as obras fiquem prontas em, no máximo, 15 dias após a conclusão da licitação.

A Secretaria de Saúde afirma que os locais onde os hospitais serão construídos ainda estão em definição. Inicialmente, o governador Ibaneis Rocha havia anunciado que a s unidades seriam alocadas junto aos hospitais regionais de Gama e Santa Maria e no ginásio Nilson Nelson. Porém, a SES-DF sugeriu à Novacap o Centro Olímpico e Paralímpico do Gama e o ginásio da escola Anísio Teixeira, em Ceilândia Sul.

Cenário

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que foram registrados mais 1.080 casos e 27 mortes por covid-19 no Distrito Federal neste domingo (21).

Quanto aos óbitos, oito deles ocorreram hoje e 19 em dias passados, mas a causa da morte só foi confirmada neste domingo (21).

Em relação aos casos, já foram registrados 328.902 desde o início da pandemia. 16.248 dos pacientes estão com o vírus ativo no corpo, com condições de transmiti-lo. 5.382 vidas já foram perdidas em decorrência da doença.

Vacinação

Nesta segunda-feira (22), a imunização no DF será ampliada. Idosos de 69, 70 e 71 anos poderão ir a um dos pontos de vacinação a partir de 13h para receber a primeira dose da vacina.

A ampliação foi possível porque, neste sábado (20), o DF recebeu, ao todo, 48,2 mil doses de vacinas contra a covid-19 (48 mil da Coronavac e 250 da vacina de Oxford). Os idosos não precisarão agendar a vacinação: é só chegar no posto e tomar a vacina.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, assegurou que há doses suficientes para as 42.924 pessoas que começarão a ser vacinadas na segunda. Além dos idosos, mais profissionais de saúde serão incluídos na imunização a partir de sexta-feira (26). No caso deles, será preciso agendar pelo site vacina.saude.df.gov.br. O agendamento será aberto na quinta (25).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado