Menu
Brasília

Ibaneis explica assinatura de carta em apoio ao STF: “Sou um democrata”

“Eu sou um democrata, vou continuar defendendo isso com muita força”, declarou o governador. Carta repudia ataques a ministros

Redação Jornal de Brasília

17/08/2021 10h15

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha explicou nesta terça-feira (17) o porquê de ter assinado uma carta em apoio a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada ontem. Ibaneis entendeu a carta como uma defesa à democracia.

“Aquela carta de ontem que foi assassinada junto aos governadores é exatamente tudo aquilo que eu penso. Nós temos que fortalecer as instituições”, afirmou Ibaneis. O governador do DF disse que sempre defenderá a democracia quando “alguém quiser atingir qualquer tipo de instituição no país, seja Executivo, o Legislativo ou o Judiciário”.

“Eu sou um democrata, vou continuar defendendo isso com muita força”, cravou Ibaneis.

A carta foi produzida em repúdio aos ataques proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Luís Roberto Barroso. Bolsonaro fez duras críticas a Barroso, chegando chamá-lo de “filho da p…”, durante discussão sobre o voto impresso, cujo projeto foi derrotado na Câmara dos Deputados. Os governadores também são contra manifestações de outros políticos e até artistas, como o cantor Sérgio Reis, que disse recentemente vai realizar manifestação para “invadir, quebrar tudo e tirar os caras [ministros] na marra”.

Assinam a carta 14 governadores, entre eles o governador de São Paulo, João Doria, e do Maranhão, Flávio Dino. Leia na íntegra:

Os governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Assinam esta carta:
FLÁVIO DINO, governador do Maranhão
PAULO CÂMARA, governador de Pernambuco
JOÃO DORIA, governador de São Paulo
EDUARDO LEITE, governador do Rio Grande do Sul
CAMILO SANTANA, governador do Ceará
JOÃO AZEVÊDO, governador da Paraíba
RENATO CASAGRANDE, governador do Espírito Santo
WELLINGTON DIAS, governador do Piauí
FÁTIMA BEZERRA, governadora do Rio Grande do Norte
BELIVALDO CHAGAS, governador de Sergipe
IBANEIS ROCHA, governador do Distrito Federal
RUI COSTA, governador da Bahia
RENAN FILHO, governador de Alagoas
WALDEZ GÓES, governador do Amapá

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado