Menu
Brasília

Fazenda admite problemas no site e dá dicas para facilitar acesso ao Nota Legal

Arquivo Geral

05/01/2018 14h08

Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Secretaria de Fazenda admite os problemas no site do Nota Legal enfrentados pelos consumidores, conforme mostrou o Jornal de Brasília na edição desta sexta-feira (5), e faz recomendações para facilitar a vida dos usuários. A pasta culpou o “intenso tráfego de dados” pela lentidão no sistema, com 30,7 mil procedimentos para abatimento de IPVA e IPVA na quinta (4), o primeiro dia.

Um dos esclarecimentos mais importantes é quanto à segurança da conexão. Segundo a reportagem do JBr, a mensagem “sua conexão não é particular: invasores podem estar tentando roubar suas informações” inibiu o usuário Luis Inácio, 31 anos, de concluir o procedimento, e esse foi apenas um exemplo.

De acordo com a Fazenda, caso a conexão ao site ocorra em rede corporativa ou por meio de computadores com programa do tipo firewall, a mensagem em questão será apresentada. No entanto, trata-se apenas de uma resposta remota do sistema de segurança. O órgão garant que todos os dados trafegados por meio de ambos os links são preservados e, para dar continuidade ao procedimento, basta clicar em Avançado no pé da página.

Para evitar a demora no processo, a pasta ainda recomenda aos consumidores para priorizarem a indicação direta, ou seja, por meio do link disponível na página virtual da Secretaria de Fazenda. Outro caminho possível é pelo site do Nota Legal.

Outra sugestão apresentada é buscar horários alternativos para tentar o acesso. Como o período de indicação vai até 31 de janeiro, o contribuinte pode escolher horários de menor fluxo, como antes das 8h ou após as 20h. O sistema também funciona aos fins de semana.

Quem optar por desconto no IPVA deverá emitir a segunda via do tributo com os créditos aplicados no site da Secretaria de Fazenda. Isso porque os boletos enviados pelos Correios não contabilizam as deduções do programa. Ao fim do processo de indicação, nova fatura é automaticamente criada.

Vale lembrar que os boletos referentes ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) não recebem desconto do Nota Legal e são enviados ao endereço dos condutores com a primeira via do IPVA. Caso o contribuinte não consiga fazer a indicação dos créditos, basta abrir solicitação pelo Atendimento Virtual da secretaria.

Para não ter problemas no processo de indicação de créditos, a Secretaria de Fazenda também orienta atualizar o cadastro pessoal, atualizar o navegador de internet e usar redes privadas ao invés de corporativas.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado