Menu
Brasília

Escolas de Ceilândia recebem a rede GDFNet

Aline Rocha

26/04/2019 12h29

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

Escolas públicas de Ceilândia começaram a integrar a Rede Corporativa Metropolitana do Distrito Federal – GDFNet, um projeto de expansão tecnológica governamental que oferece serviços e internet de alta velocidade para órgãos do governo. Uma parceria entre a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) permitiu que a rede fosse ofertada para 88 escolas urbanas de Ceilândia.

A cidade foi escolhida como projeto-piloto, mas a ideia é que a GDFNet esteja acessível para todas as escolas públicas do Distrito Federal até 2022. Os serviços disponibilizados pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEFP (Sutic/SEFP) atendem, hoje, todas as administrações regionais e secretarias de Estado.

O projeto tem como objetivo implantar internet de alta velocidade para a utilização de ferramentas digitais, tanto para escolas como para gestão da rede, com plataformas em desenvolvimento. Algumas já estão prontas para serem lançadas, como a EducaDF Digital, que permite a utilização de recursos digitais em suas aulas, e a Intranet, que concentrará todos os assuntos de interesse dos servidores em um só local. Todos os projetos foram criados pela Secretaria de Educação.

A internet de alta velocidade vai habilitar a implantação de várias ferramentas digitais em desenvolvimento para uso, tanto das escolas, como para a gestão da rede. Algumas já estão prontas para o lançamento, como a plataforma EducaDF Digital e a Intranet. A primeira vai permitir que professores utilizem recursos digitais em suas aulas e a segunda vai concentrar num só portal todos os assuntos do interesse dos servidores da Casa. O EducaDF e a Intranet são projetos da Secretaria de Educação.

Cristyan Martina Rocha, subsecretário da Sutic/SEFP, ressalta que a entrada das escolas públicas na rede traz uma série de benefícios ao governo. Ele afirma que haverá um aumento da segurança da rede corporativa e deixará as escolas mais equipadas para o oferecimento de um ensino público de qualidade. Além disso, reforça que o sistema impede o acesso a conteúdo impróprio para os alunos.

A expansão da GDFNet para as escolas de Ceilândia está inserida dentro da Bandeira iNov@, que é a macropolítica de inovação da Rede Distrital de Educação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado