Menu
Brasília

Duas reportagens da Agência CEUB estão entre as finalistas de prêmio nacional de jornalismo

O prêmio tem como objetivo incentivar as práticas de solidariedade no Brasil, além de contemplar jornalistas e estudantes

Redação Jornal de Brasília

15/03/2024 18h40

Foto: Divulgação

Por Nathália Maciel
Agência de Notícias Ceub/Jornal de Brasília

Duas reportagens do projeto de extensão universitário Agência de Notícias Ceub estão entre os finalistas do Prêmio Mol de Jornalismo, de âmbito nacional, na categoria de jovem jornalista.

O prêmio tem como objetivo incentivar as práticas de solidariedade no Brasil, além de contemplar jornalistas e estudantes da área que produziram reportagens com foco na doação. O resultado será anunciado no dia 22 de março, no auditório do Insper, em São Paulo. A comissão de jurados contou com jornalistas como Daniela Arbex, Fabio Turci, Renato Stockler, Rodrigo Alves e Helena Corezomaé.

Segundo o Instituto Mol, 149 materiais jornalísticos foram inscritos no prêmio nacional.

Solidariedade

As duas reportagens finalistas tratam a ação solidária e a cultura de doação como protagonistas.

Apoio a pessoas com HIV

A reportagem “HIV: como empatia e ações práticas podem mudar vidas e reduzir o vírus do preconceito”, produzida pelas repórteres Ayumi Watanabe, Fernanda Gazali, Milena Dias e Nathália Maciel foca na luta e solidariedade diante do HIV.

O material aborda histórias emocionantes de pessoas que têm a doença ou que testemunham de perto as dificuldades dos portadores.

Confira a reportagem

https://agenciadenoticias.uniceub.br/cidadania-e-diversidade/hiv-historias-de-empatia-e-amor-ao-proximo/

Entre os entrevistados, está a história de Vicky Tavares, mulher que fundou a ONG Vida Positiva em 2016. Desde então, a chamada “vovó Vick” tem fornecido auxílio para pessoas soropositivas com alimentos, abrigo, atendimento médico e apoio psicológico.

Webdocumentário

A reportagem “‘Outros Sons: webdocumentário revela falta de acessibilidade para pessoas surdas no DF” é também finalista com uma série de filmes que abordam a acessibilidade para surdos em quatro temas específicos: saúde, esporte, cultura e educação.
Cada um desses temas é explorado em um episódio próprio, proporcionando uma visão abrangente das questões enfrenta.

https://agenciadenoticias.uniceub.br/cidadania-e-diversidade/outros-sons-webdocumentario-revela-falta-de-acessibilidade-para-pessoas-surdas-no-df/

Além disso, o site criado pelos próprios reporteres oferece uma experiência interativa, permitindo aos visitantes navegar entre os diferentes conteúdos e explorar cada página.

O principal objetivo do projeto foi o de sensibilizar o público em geral para as demandas e necessidades da comunidade surda e promover um entendimento mais profundo das reivindicações públicas e sociais resultantes da falta de acessibilidade.

Prêmio em 2023

Em 2023, O Instituto Mol premiou outra reportagem da Agência Ceub. Ellen Travassos e Malu Souza, repórteres da agência, destacaram a luta de três mulheres que se uniram para auxiliar os moradores da comunidade Santa Luzia, na Cidade Estrutural, por meio de doações.

https://agenciadenoticias.uniceub.br/comunicacao/premio-mol-reportagem-da-agencia-de-noticias-ceub-mergulhou-na-realidade-de-regiao-de-aterro-sanitario/

Esses moradores enfrentaram dificuldades após perderem tudo com o fechamento do Aterro Sanitário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado