Menu
Brasília

Ciclistas pretendem percorrer 2,6 mil km e mostrar como vive a população ribeirinha

Arquivo Geral

17/10/2014 7h20

Um grupo de ciclistas de Brasília, liderado pelo ex-piloto de motocross Régis Benes, 53 anos, vai embarcar em um desafio inédito. Os atletas pretendem pedalar da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra (MG), até a foz, localizada na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. A expedição, intitulada Velho Chico de Bike, pretende mostrar como vivem as comunidades às margens de um dos maiores rios do País. Ao todo, serão mais de 2,6 mil quilômetros percorridos em duas etapas: uma começa em junho de 2015 e a outra em 2016. 

O grupo, composto por cinco ciclistas, se prepara há um ano e meio para a expedição. Na primeira etapa,  que sairá de São Rock de Minas e irá até Ibotirama (MG), serão percorridos 1,2 mil quilômetros em 18 dias. 

A rotina promete ser puxada, já que os atletas esperam pedalar    58 e 60 km e passar por uma cidade a cada dia. “Vamos sair do acampamento às 7h e pedalar até as 13h, quando faremos uma pausa para o almoço e apresentaremos palestras às comunidades”, afirma Regis.

Conscientização

A ideia é incentivar o uso da bicicleta, apresentando-a como uma opção de transporte  barata e sustentável. A pratica de esportes, o combate à exploração sexual de menores e a importância da higiene bucal fazem parte da programação. “O acesso às drogas nos pequenos municípios é um problema crescente. Nossa ideia é fazer barulho e chamar a atenção para a realidade dessas pessoas”, diz a ciclista Marília Rabello, de 47 anos. 

Pela escassez de infraestrutura das cidades ribeirinhas, o grupo contará com um carro de apoio durante o trajeto. “Ele será uma base onde os participantes poderão, por exemplo, fazer uma refeição balanceada”, diz Regis. 

Expedição vai ser divulgada na internet
 
Toda a expedição será registrada e publicada na página Velho Chico de Bike, no Facebook. Ali também serão postadas fotos da viagem, informações sobre a altimetria do percurso – técnica utilizada para medir distâncias e ângulos verticais, que não podem ser representados em uma planta – e dicas para praticantes do cicloturismo que quiserem fazer o mesmo trajeto. 
Em 2016, os atletas devem percorrer 1,2 km, em 20 dias, encerrando a viagem na foz do Rio São Francisco. 
 
Como preparação para a expedição, os ciclistas estão treinando uma vez por semana e durante os fins de semana. Eles também fazem pequenas viagens por Single Track – trilhas por onde só passam pessoas e bicicletas – até Pirenópolis (GO).
 
Saiba mais
 
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, no município de São Roque das Minas, num lugar chamado de “Chapadão da Zagaia” e, depois de percorrer 2,7 mil quilômetros, atravessa  o estado da Bahia e desemboca no oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe. 
 
O rio  recebe água de 168 afluentes, entre eles os rios Paraopeba, das Velhas, Abaeté, Jequitaí, Paracatu, Urucuia e Verde Grande.
 
Para custear os gastos com o projeto, os ciclistas estão à procura de patrocínio junto a empresas privadas.
 
Serviço
 
Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato com o grupo pelos telefones (61) 9665-3484 e 8193-4593 ou pelo e-mail: [email protected].

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado